Jornal do Brasil

Terça-feira, 29 de Julho de 2014

Colunistas - Comunidade em pauta

O inverso dos estereótipos: o favelado e sua imagem real

Jornal do BrasilDavison Coutinho

As favelas espalhadas por todos os cantos do nosso Brasil, muito pelo contrário do que a sociedade pensa, são locais de muita luta e resistência. Lugares maioritariamente formado por cidadãos de bem, honestos e trabalhadores.

Nem mesmo as dificuldades e precariedades por falta do poder público fazem com que o povo deixem de seguir no intuito de melhorarem as vidas de suas famílias na esperança de um futuro melhor.

Hoje, já não são raros os casos de sucesso nos lugares que ainda são atribuídos como de marginais. São diversos os empreendedores que estão despontando com suas iniciativas, vários são os jovens que conseguiram ingressar no ensino superior e os pais de famílias que graças a profissão e o trabalho tem alcançado melhor condição de vida.

Não podemos esquecer também das verdadeiras lideranças comunitárias que lutam por melhorias de qualidade vida dos moradores e buscam levar inclusão e conhecimento por dentro dos becos e vielas.

Davison Coutinho
Davison Coutinho

Convivemos em lugares comprometidos pela falta de investimento e respeito dos governantes, onde as casas são, muitas vezes, precárias, próximas a valas abertas e lixos, transporte de péssima qualidade, falta de água e diversos outros problemas ainda vividos. E mesmo em meio a tanta precariedade os moradores estão se desenvolvendo cada vez mais e estão mostrando seus verdadeiros valores.

Estamos no caminho do futuro fazendo a nossa parte. Sabemos a quem cobrar e a quem culpar pelos nossos problemas. E vamos dar um show nas urnas provando que o poder está nas mãos do povo.

Favela é parte integrante da cidade!

*Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade, funcionário da PUC-Rio

Tags: coluna, comunidade, Coutinho, davison, pauta, rocinha

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.