Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Colunistas - Comunidade em pauta

Patrimônio cultural da Rocinha está sem patrocinadores

Jornal do BrasilDavison Coutinho *

Com mais de 20 anos de existência, a Via Sacra acontece nas ruas da Rocinha. Aurélio Mesquita de 45 anos é o diretor e teatrólogo, morador e produtor cultural. Qualquer pessoa pode participar. As ruas da favela viram palco para arte, e os atores interpretam com muita sensibilidade a história da paixão de Jesus Cristo que toma as ruas da comunidade na Sexta-feira Santa. 

O evento mistura religião e realidade em uma caminhada de 2,7 quilômetros pela comunidade. É realizado pela Companhia Teatral Roça Caça Cultura, e durante três meses, moradores, estudantes e os artistas da cia. se preparam para a encenação. 

Não há duvida sobre a qualidade do projeto e sua importância para o desenvolvimento do teatro e cultura local, no entanto, neste ano, o grupo vem trabalhando, desde janeiro, sem nenhum recurso ou patrocinador, o que está sendo um grande desafio para a realização do evento que tem diversas despesas para sua organização. 

Davison Coutinho
Davison Coutinho

Os projetos culturais da Rocinha são uma forma de abrir as mentes dos moradores para o novo e assim fazer com que eles vençam as barreiras e enfrentemos desafios. A libertação vem como resultado de um viver criativo e cheio de emoções permitindo o esquecimento das grandes dificuldades, dando esperança para tantas vidas.

O projeto já foi premiado e está em busca de um patrocínio para edição de 2014. Está em trâmite na Câmara dos Vereadores um pedido para tornar o espetáculo em patrimônio oficial da cidade. Você que pode colaborar, não deixe de ajudar esse trabalho tão rico que traz muita esperança de paz e amor para nossa comunidade que está vivendo uma fase de muita violência e esse movimento de arte e cultura vem para trazer mais alegria e autoestima anos nossos moradores.

*Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade, funcionário da PUC-Rio.

Tags: coluna, comunidade, Coutinho, davison, pauta, rocinha

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.