Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Colunistas - Comunidade em pauta

Quem cuida de quem cuida?

Jornal do BrasilDavison Coutinho*

Quem cuida de quem cuida? Este foi o tema da mobilização realizada esta semana pelos agentes de saúde da Rocinha. A paralização serviu como forma de protesto dos agentes reivindicando melhorias nas condições de trabalho. As reclamações são da falta de refrigeração no acolhimento há mais de dois anos, o que coloca em risco a saúde dos funcionários e pacientes.

Davison Coutinho
Davison Coutinho

Segundo o agente Condy Ximenesos problemas são diversos, no entanto, o mais preocupante é a falta de refrigeração que afeta diretamente na proliferação de doenças infecto contagiosas pelo ar, até mesmo a tuberculose, que é uma doença com grande foco na comunidade.

Uma verdadeira vergonha, com todo esse calor e risco de proliferação de doenças que os moradores e agentes fiquem por mais de dois anos correndo risco de adquirem doenças.

Nossa comunidade tem muitas prioridades que não são respeitadas, e muitas das intervenções do Governo e Prefeitura não são pensadas na melhoria da qualidade de vida do morador e sim na visibilidade que podem ganhar com a intervenção. Daí tamanho interesse na construção de um teleférico mirabolante e uma passarela assinada por Oscar Niemeyer para substituir uma já existente.

Agentes de Saúde reunidos na Rocinha
Agentes de Saúde reunidos na Rocinha

Com tantos gastos necessários, continuamos convivendo e assistindo moradores residindo em lugares precários, onde as doenças se propagam com tamanha facilidade. Nossos jovens buscando emprego e não possuem preparo e qualificação e as escolas de portas fechadas deixando as crianças nas férias sem nenhuma atividade.

Viva a transformação, saúde e educação, é isso que precisamos!

*Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade, funcionário da PUC-Rio.

Tags: assinada, de um teleférico, é uma, mirabolante, na construção, niemeyer, passarela, por oscar

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.