ASSINE
search button

Ministério Público lança cartilha para moradores de comunidades pacificadas

Material ensina qual o papel do policial e do cidadão, para que haja respeito mútuo

Compartilhar

Hoje foi realizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro um evento de lançamento da cartilha “Cidadão com Segurança”, um material de divulgação que orienta e ensina os moradores de comunidades pacificadas qual o papel do policial e como o cidadão e a polícia devem agir para que haja um respeito mútuo.

A cartilha ensina quem são os responsáveis pela segurança da sociedade e das pessoas e explica o papel de cada instituição. Explica os direitos e deveres do cidadão, oferece visibilidade ao direito de manifestação em locais públicos e, principalmente, orienta os moradores de como agir quando são vítimas de abusos por policiais.

O manual aborda algumas principais situações sofridas por moradores de favelas, que é a abordagem e revista policial, e que muitas vezes se dão de forma inapropriada e autoritária, e informa também sobre a necessidade de uma ordem judicial para a entrada de policiais nas residências.

O evento contou com a participação do Ministério Público e outros órgãos. Foram oferecidas diversas atividades para os jovens e crianças durante o dia e, às 15h, foi lançada a cartilha. O subprocurador – geral de Justiça de Direitos Humanos, Erlutei Laureano Matos, recebeu das mãos da senhora Elisabete, esposa de Amarildo, ajudante de pedreiro morto e torturado por policiais militares, uma homenagem pela dedicação do MP na resolução do  caso Amarildo.

Acredito que eventos como esse, apesar de ainda pecarem na divulgação e terem pouca participação dos moradores, precisam ser feitos com maior frequência e em todas as favelas de nossa cidade. O morador precisa entender e conhecer seus direitos e deveres e saber a quem reclamar quando se sentir prejudicado.

Não podemos mais deixar que tantas pessoas vivam na alienação e convivam no vazio e na falta de informação. A justiça está ai, e precisamos ajudar a ensinar os caminhos para se chegar a uma convivência de paz e respeito não só nas favelas, mas em toda nossa sociedade. Não é mais tolerável que nós moradores sejamos sempre julgados por policiais como marginais, devemos ser abordados com respeito e seriedade. O policial não pode se sentir superior e ser arrogante, tem que saber tratar o cidadão de forma digna. Já está mais que comprovado que não é com violência que vamos chegar a uma cidade mais segura. Pelo contrário, essas ações de violência fazem com que os moradores tenham medo e não confiem no poder público e na segurança.

Quero parabenizar em nome dos moradores que estavam presentes e aprovaram o evento, a todo o Ministério Público pela ação e afirmar mais uma vez que esse é o caminho para transformação das favelas: o diálogo, a informação e a educação. Assim, todo esse povo que vivia guiado por justiças que não são as legais, pode aprender como agir e conviver melhor na sociedade.