ASSINE
search button

1989 é agora

Compartilhar

Muita gente boa da política tem feito comparações entre as eleições deste ano e o histórico pleito de 1989, o primeiro após o fim da Ditadura. Naquele ano, assim como hoje, dois candidatos disputavam o voto da esquerda: Lula e Brizola, assim como hoje Ciro e Haddad. O centro estava dividido em candidaturas como a de Ulysses Guimarães e Mario Covas, a direita estava dividida entre Guilherme Afif Domingos e Aureliano Chaves, até que surgiu um candidato “contra tudo isso que está aí”, em um partido novo, sem tempo de TV. Um aventureiro, enfim, em quem ninguém acreditava: Fernando Collor, personagem que nessa eleição parece incorporado em Jair Bolsonaro. Em determinado momento se tentou, sem sucesso, uma cambalhota chamada Silvio Santos, que assim como Luciano Huck, foi sem nunca ter sido. No segundo turno, veio a radicalização maior e tanto o centro como a direita correram para debaixo da saia de Collor. Que as semelhanças entre as duas eleições se encerrem por aí.

Ator perde apê

A 7ª Vara Cível do Rio vai levar a leilão o apartamento do ator Darlan Cunha, no Condomínio do Edifício Mirante da Niemeyer, no Vidigal, Zona Sul da cidade. Conhecido por interpretar Laranjinha na série “Cidade dos Homens” (2002 a 2005), Darlan é devedor de cotas de condomínio desde 2008. O apartamento foi avaliado em R$ 500 mil.

CPI do Crivellinha 1

Na semana passada, com três vereadores licenciados, o quórum para instalação de uma CPI na Câmara Municipal tinha caído de 17 para 16. Malandra, a vereadora Teresa Bergher conseguiu as 16 necessárias para pedir a CPI do Crivellinha, mas garantiu uma de sobra just in case. Não deu outra.

CPI do Crivellinha 2

Aos 45 do segundo tempo, o vereador Val da Ceasa, que estava licenciado, largou a campanha e voltou ao batente para o qual foi eleito. Como Teresa tem as 17, não há argumentos para barrar a investigação sobre o uso da máquina pelo prefeito, para arrumar votos pro filhote.

Ditadura nunca mais

O ex-reitor da UERJ Ricardo Vieiralves deu partida em seu núcleo de pesquisa a um amplo estudo sobre como a juventude vê o período da Ditadura Militar. Serão 400 entrevistas e o questionário é basicamente o mesmo que a universidade fez há 20 anos, onde foi grande a crítica ao período. O medo do que vai sair dessa nova pesquisa é grande entre os professores.

Ploft, pluft, nhoque

Que open bar que nada! Uma fazenda no interior de Goiás fez um “open” diferente. O Open Jabuticaba é um projeto da Fazenda Jabuticabal, que conta com 47 mil pés da frutinha. Por apenas R$30, você come o quanto quiser direto da árvore. Os donos ainda lançaram um desafio: quem comer pelo menos uma fruta de cada pé, fica com a fazenda.

Então, tá

Em ano eleitoral vale tudo. A Assembléia vota nessa terça-feira projeto dos deputados André Ceciliano e Gilberto Palmares que determina o feriado na Quarta-feira de Cinzas para os bancários. As faturas de cobrança com vencimento na data do novo feriado serão postergadas até o primeiro dia útil subsequente, sem qualquer cobrança adicional ao consumidor. De acordo com os autores, a medida também ajuda a melhorar o trânsito visto que as pessoas terão um dia a mais para pegar a estrada.

__________

LANCE LIVRE

Jorge Jaber fará dinâmicas de prevenção ao uso de drogas e ao suicídio na ação comunitária organizada pela Intervenção Federal dia 29 de setembro, em São Gonçalo. O SESC Copacabana e a Casa França Brasil exibirão entre 27 e 30 de setembro o Festival Internacional de Comicidade Feminina, “Esse Monte de Mulher Palhaça”, comandado pela companhia As Marias da Graça.

Tags:

colunista