ASSINE
search button

Zero Hora no Vaticano: uma amarga luta para o controle da Igreja Católica

Compartilhar

O jornal alemão Der Spiegel trouxe em sua edição de segunda-feira (18), um consistente artigo que analisa a renúncia do papa Bento XVI. No texto,  a luta pelo poder no Vaticano também ganha destaque, assim como o futuro de Ratzinger.

O artigo é assinado por Fiona Ehlers, Jean Glüsing, Bartolomäus Grill, Frank Hornig, Matthias Matussek, Conney Neumann, Alexander Smoltczuk e Peter Wensierski.

Nu e e com seu sangue sugado por vermes repugnantes. Esse foi o destino de um papa na Divina Comédia de Dante, que "pela sua covardia fez a grande recusa", destaca o artigo.

Bento XVI, em suma, sabia o que poderia acontecer a um que se rebelou contra a tradição de séculos na igreja. Mas ele também sabia que não era apenas uma questão de seu próprio sofrimento - que era uma questão do esgotamento, fraqueza e de doença da Igreja em geral, diz o Der Spiegel.

O papa da Baviera desistiu. No entanto, quando ele anunciou sua demissão na segunda-feira (11) às pressas, quase murmurando casualmente as palavras, como se ele estivesse fazendo um rosário, ainda havia um sentido de quão profundamente o seu movimento abalou o império católico, prossegue o texto.

Arcebispo de Berlim Rainer Maria Woelki chama de "desmistificação do escritório papal". Já, diz ele, a renúncia do papa mudou a igreja.

Então, seria um ato de libertação? Um punhado de bispos, cautelosamente, fez ouvir a sua voz. Gebhard Fürst, o bispo de Rottenburg-Stuttgart, no sudoeste da Alemanha, é chamado de reformador por promover o avanço das mulheres. Embora ele não tenha exigido que as mulheres sejam autorizados a se tornar padres, Fürst sugere que mais mulheres assumam posições de liderança na igreja.

Bispos alemães se encontrarão para a sua reunião da Primavera, na cidade de Trier, esta semana. Grupos em conflito já estão tomando forma dentro da igreja alemã, com os fundamentalistas que combatem reformadores, e com todos ansiosamente determinados a preservar ou ampliar seus direitos adquiridos ao abrigo de um novo pontífice, afirma o texto.

E o desejo de mudança é palpável. "Um papa pode ser um teólogo, um ministro ou um general", diz um cardeal alemão proeminente. "Um general é necessário para liderar a igreja universal", prossegue o artigo

Batalha em silêncio 

Uma mudança está ocorrendo na Igreja Católica. Uma luta global começou sobre a prerrogativa de interpretação, as oportunidades de legado, e posições - uma batalha silenciosa para Roma, destaca o artigo.

Os efeitos finais de renúncia do Papa, até agora, são impossíveis de prever. Mas é claro que as certezas anteriores estarão agora em debate - certezas que antes eram tão firmes como o entendimento de que a posição do papa era para a vida.

Na Idade Moderna, um papa nunca renunciou ao cargo, que alguns acreditam ser o mais importante na Terra. Não tem havido um ex-pontífice desde os últimos anos do cisma, depois de Gregório XII e do papa Avignon, que concordou em renunciar para reunir a igreja. Essa foi a última vez que um ex-papa passou o resto de seus dias passeando pelos jardins do Vaticano, como um simples irmão. Nunca antes a decisão de um único papa apresentou um desafio para a Igreja Católica como a presente. Zero hora começou no Vaticano. A renúncia do papa foi certamente "grande" na acepção de Dante. Mas isso não foi feito por covardia. Pelo contrário, era provavelmente o passo mais corajoso em um papado longo marcado por escândalos e mal-entendidos, diz o artigo.

Com a sua revolta contra a tradição e as máquinas da igreja, Bento XVI pode ter provocado mais mudanças do que ele fez em sete anos e 10 meses de seu reinado papal.

Se o cargo pode ser desocupado como um assento no parlamento, é hora de pôr fim à postura rígida da Igreja sobre outras questões da doutrina. Por que exatamente devem cônjuges permanecer juntos até a morte, se o papa pode simplesmente demitir-se do seu posto? , questiona o texto.

Mais sujeira 

E se Bento assume agora o direito de renúncia, não deveria cada futuro Papa esperar enfrentar demandas de sua renúncia, como um político, quando ele se torna enfermo ou é deficiente no cumprimento de sua função?, prossegue o texto.

Não é nenhuma surpresa que alguns no Vaticano tenham um mau pressentimento sobre as questões que terão de enfrentar em Roma nas próximas semanas. A decisão do papa de elevar sua pessoa acima de sua posição representa um desafio para o sistema Vaticano inteiro. Na semana passada, sugeriram que o ex-papa fosse para um mosteiro na Alemanha, em outras palavras, tão longe de Roma quanto possível, diz o Dier Spiegel.

Papa Bento procurou neutralizar a dissolução geral da igreja, concentrando-se em questões fundamentais. Ele tinha a esperança de reavivar a fé com a razão (...). Em vez disso, mais e mais sujeiras vieram à tona, e Bento foi confrontado com uma crescente falta de entendimento. Depois de uma série interminável de escândalos, ele deve ter percebido que o ofício foi demais para ele.

"Foi", confirmou o destinatário italiano do Prêmio Nobel de Literatura Dario Fo na quinta-feira (14), "o atrito na cúria, Vatileaks e todos os tubarões que rodeavam o papa, espionado e traído. Idade certamente não é a único coisa que pesa sobre ele. "

Na quarta feira de cinzas (13), quando tudo estava quase no fim, Bento XVI está sentado, curvado, na Basílica de São Pedro, todo vestido de roxo, a cor litúrgica da expiação. Ele parece minúsculo sob o dossel de bronze de Bernini. Cantos gregorianos se misturam com chamadas a partir da nave. "Viva il Papa", dizem os fiéis, aplaudindo o pontífice por vários minutos. Eles formam um cordão através do qual o papa é conduzido em direção à saída da plataforma, com as rodas que ele usa por causa de dor no joelho. 

O pontífice parece calmo e cansado, mas também aliviado, prossegue o artigo, e pede desculpas por seus erros. Bento XVI pode fazer isso agora, porque não tem mais nada a perder. Ao renunciar de seu posto, o papa parece forte, moderno, até. Seu gesto também contribuiu para aliviar a carga de seus sucessores. Agora, no futuro papas não terão que se submeter a situações como serem arrastados para fora de seu escritório do Vaticano em uma maca, como se fossem morrer em um hospício.

Há algo de rebelde na ação de Bento XVI. Se é Deus que chama alguém para o trono, ao abandonar o cargo voluntariamente, ele pode ser interpretado como se agisse contra a vontade de Deus. 

Uma série de últimas palavras 

Uma vez o Papa Paulo VI comparou seu trabalho à paternidade - algo que era impossível de desistir. "Um não descer da cruz," João Paulo II teria dito. A visão tradicional é que o corpo do papa não é só dele. Tal como acontece com um monarca absoluto, o trabalho e o corpo são inseparáveis.

Havia sinais, mas poucos foram interpretados como tal. Durante uma visita à região italiana de Abruzzo, por que Bento estaria no Pálio, com o manto papal de lã, em frente ao altar onde estão as relíquias de São Celestino? Celestino foi o único de seus antecessores que havia se resignado voluntariamente, um ato pelo qual Dante aparentemente o baniu para o inferno. Será que Bento vê o papa eremita como uma alma gêmea?, questiona o Der Spiegel.

Mas ninguém estava prestando atenção, assim como ninguém tinha prestado atenção ao papa, à luz da comoção em torno da igreja. Bento XVI falou calmamente e suavemente, e suas palavras ainda foram escolhidas com tanto cuidado como se fossem para ser gravadas na pedra. Para aqueles que ouviram, sua mensagem era clara: Foi uma série de últimas palavras.

Isto ficou especialmente evidente pelo modo como ele se dirigiu aos católicos alemães. Em sua visita à Alemanha, ele alertou para a necessidade de se ter mais cuidado em relação à criação de Deus, em uma de suas sucessivas incursões em Ecologia. Em Friburgo, ele defendia "a secularização" e pediu aos católicos para não aderir às estruturas. Mas não houve resposta aos seus esforços. O episcopado alemão também ignorou o "Ano da Fé", proclamado para marcar o 50 º aniversário do Concílio Vaticano II.

Cansado e desgastado, ele completou suas tarefas finais. O papa fez seu confidente de longa data o arcebispo leal amigo Georg Gänswein, e garantiu que um dogmático conservador, como Dom Gerhard Ludwig Müller, da cidade bávara de Regensburg, iria assumir a liderança do escritório doutrinal do Vaticano.

No início de seu mandato, Bento XVI falou do "jugo de Cristo", que ele agora estaria assumindo, e da vontade de sofrer. Mas, mesmo assim, em sua missa inaugural, ele disse ameaçadoramente: "Rezem por mim para que eu não fuja, por medo dos lobos", lembrou o artigo.

Agora, parece necessário especular se não foram, talvez, alguns lobos em pele de cordeiro que fizeram a vida difícil para Bento XVI. Ele estava muito familiarizado com as maquinações dos membros da cúria. Mas só o próprio Bento pode julgar a forma grandiosa como ele desprezou esta realidade e quão alienígena deve ter sido para ele.

Os grupos começam a juntar. O tempo é curto até o conclave papal no próximo mês, mas as frentes são muito disputadas. Reformadores (alguns) se enfrentam como oponentes da reforma (mais de alguns), cardeais da Cúria estão contra aqueles que chegam em Roma de todo o mundo, os incorrigíveis europeus incorrigível contra não-europeus, africanos conservadores contra a mente aberta dos sul-americanos. Quatro rodadas de votação em 26 horas, como foi o caso na eleição de Ratzinger, dificilmente serão suficientes neste momento.

"Deus já decidiu", diz o arcebispo de Viena Christoph Schönborn, como que para se consolar. No entanto, os príncipes da Igreja estão se posicionando para tomar essa decisão que será conhecida do público em geral, bem como para empurrá-la contra os colegas sem discernimento.

O anúncio de sua demissão murmurado por Bento foi a partida para a preparação  da pré-conclave. É um momento em que os cardeais se reúnem - puramente coincidência, é claro, por razões que não têm nada a ver com a demissão de Bento XVI. Eles conversam calmamente em pequenos restaurantes de frutos do mar fora do Vaticano, rezam, consideram coligações e subversões.

Isso já era evidente em Roma, na quarta-feira de cinzas, dois dias após o anúncio de Bento XVI. Enquanto peregrinos circulavam pela Praça São Pedro, o cardeal e secretário de estado, Tarcisio Bertone, rapidamente revia e avaliava o discurso de despedida, um livro estava sendo apresentado em uma livraria iluminada próximo à estação Termini de Roma, estação de trem, um em que os fatos e ficção rapidamente tornar-se entrelaçados .

O livro é sobre a "guerra sangrenta dos cardeais antes do conclave", sobre o banco do Vaticano IOR, o Opus Dei, sociedade e um dossiê secreto sobre abuso sexual, e descreve como dois favoritos para o papado eliminar um ao outro e outros dois morrer. Há um novo papa no final - um papa chinês. 

Um frenesi de Interpretação 

É apenas um romance, é claro, mas "Le mani sul Vaticano" é, certamente, inspirada nas realidades que existem dentro da cúria. Durante vários anos, autor Carlo Marroni tem sido um dos mais influentes Vaticanisti, os correspondentes no Vaticano, eo correspondente diplomático para o jornal Il Sole 24 Ore negócio Seu livro agora lê como algo de uma previsão do conclave.

Correspondentes Vaticano concordam que haverá uma batalha pelo controle. O foco já está em manter-se no poder, a ameaça de que cabeças vão rolar e na rede de relacionamentos dentro da cúria após a partida de Ratzinger.

Apenas um dia após o anúncio de Bento XVI, dois antigos inimigos estão apareceram juntos em público, aparentemente em boas condições, com o lançamento de jornais em um frenesi de interpretação. Foi o Cardeal Secretário de Estado Bertone, o homem que exerce o maior poder no Vaticano depois do papa, e Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana. Bertone foi duramente criticado por seu papel dúbio no caso Vatileaks, enquanto Bagnasco foi seu adversário sutil. Ambos os homens são "papáveis", ou possíveis sucessores de Bento.

O homem cuja ascensão homens estão a tentar impedir, de acordo com boatos espalhados por jornais italianos, é Angelo Scola, o arcebispo de 72 anos de idade, do Milan. Scola, um aluno de Ratzinger, é o candidato favorito do grupo fundamentalista dentro da cúria, e está alinhado com o conservador movimento leigo comunione e Libertação, que por sua vez está associada com o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. O Scola conservador é atualmente considerado o favorito italiano para a eleição papal.

A batalha entre o secretário de Estado Bertone e seu predecessor, Angelo Sodano, também está se aquecendo. Sodano mantém Bertone responsável por "depravação" no "mal executado Vaticano estado", diz Marco Ansaldo do jornal italiano La Repubblica. De acordo com a Ansaldo, os dois homens vão ganhar mais poder após a renúncia de Bento XVI, e eles também entram em conflito uns com os outros. Sodano vai liderar o conclave, e começou a mobilizar os seus apoiantes. Bertano, que, como "Camerlengo", administra os bens e as receitas da Santa Sé, está fazendo a mesma coisa.

Há um ditado em Roma secular: "., Se um papa morre, simplesmente faz outra" "Morto un papa se ne fa un altro", ou Mas não é tão fácil desta vez. O papa ainda está vivo e da cúria está dividido, o que torna tudo tão difícil de prever. 

Influenciando o voto? 

Joseph Ratzinger, o bispo emérito de Roma, não irá estar presente no conclave. Ele é de cinco anos velho demais para isso. Por dia, porta-voz papal Federico Lombardi negou que o logo-a-ser-ex-papa poderia, contudo, influenciar a decisão do conclave, dizendo que Bento XVI é muito modesto. Mas ninguém acredita Lombardi.

Cada palavra Bento XVI vai proferir nos próximos dias serão cuidadosamente analisadas e possivelmente até mesmo interpretado como uma mensagem para o conclave. Isso já era evidente na quarta-feira de Cinzas em massa, em que Bento XVI falou de "hipocrisia religiosa", de "indivíduos e rivalidades" e de "pecados contra a unidade da igreja e as divisões no corpo da igreja." Tudo isso é uma crítica inequívoca, um acerto de contas, bem como uma alusão ao conclave e uma prévia do que pode vir nas próximas semanas.

Bento XVI está dando o poder e, ao mesmo tempo, está acusando seus subordinados de ser obcecado com o poder, e de apego ao poder e de assim ser incapaz de seguir seus corações, como ele tem feito. Uma constelação comparativamente explosivo não foi visto no Vaticano, em um longo tempo.

Os agentes do poder e lobistas já estão testando as águas nervosamente para determinar o que poderia armadilhas prender o próximo papa. Acima de tudo, o que vai significar para ele se o seu antecessor já não está em seu túmulo, mas ainda está em pleno comando de suas faculdades e residindo a poucos passos de distância do Palácio Apostólico?

Bento teve o cuidado de salientar que ele pretende "esconder do mundo." No entanto, ele será uma fonte de conflito durante o tempo que ele vive. Como é que os cardeais se comportar quando um novo papa comete erros, quando ele estraga seu relacionamento com as facções chave na cúria ou quando ele inicia reformas bloqueados pelo seu antecessor? O próprio Bento não vai mesmo ter de comentar, enquanto qualquer coisa real ou suposta confidentes sussurro sobre como o velho se sente sobre a mudança de curso - ea posição de seu sucessor já estará enfraquecida.

As tensões já estão aparecendo. Confidente mais próximo de Bento XVI, Gänswein, será talvez servir a dois senhores no futuro. A 56-year-old curial arcebispo vai "continuar prefeito da Casa Pontifícia, e também será secretário de Bento", disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. 

"Um Papa Shadow ' 

Como resultado, Gänswein é provável que se torne um dos bispos mais influentes do tribunal romano. Ao mesmo tempo, ele vai viver perto de nova residência de Bento XVI no mosteiro oposto Basílica de São Pedro, onde eles serão capazes de receber os visitantes juntos e discutir a condição da igreja. Gänswein também vai desempenhar um papel importante como prefeito da Casa Pontifícia.

"Bento ameaça tornar-se um papa sombra", diz teólogo suíço Hans Küng. Não se pode simplesmente deixar de ser papa, Bento biógrafo Andreas Englisch. "No pior dos casos, uma parte da igreja que se separou, talvez porque Ratzinger acreditava que seu sucessor estava fazendo um grande dano à Igreja."

Vaticano especialista John L. Allen, por outro lado, acredita que o radicalismo do gesto de Bento XVI poderia incentivar os cardeais a "pensar fora da caixa e assumir o risco de dar um novo passo." O sinal, murmurou na América na segunda-feira, não poderia ter sido mais clara: não pode continuar assim.

Em outras palavras, é bem possível que o conclave vai trazer uma mudança de direção, mesmo que o atual Papa nomeou 67 do eleitorado 117-membro. Talvez isso significa que um não-europeu será eleito pela primeira vez, ou alguém que não é tão fixado na decadência cultural como suposto Bento. Ou, talvez, ele vai levar a um papa McKinsey, um homem equipado com qualidades gerenciais suficientes para trazer o vento da mudança na administração do império católico.

A sombra do "bom" Papa João XXIII também vai pairar sobre o conclave - como uma esperança para alguns e um aviso para os outros. Ele foi uma surpresa papa, em grande parte desconhecida, que de repente teve a coragem de abrir a igreja. Com a reforma do Conselho de 1962 a 1965, João XXIII levou sua igreja para o século 20.

Um novo John teria que fazer o mesmo para o século 21. Ele teria de transformar a igreja globalizado de um império em uma comunidade, em que as diferenças regionais são possíveis e não todo teólogo cujas opiniões são considerados indesejáveis ??pode ser silenciado por um pronunciamento papal de Roma.

Thomas von Mitschke-Collande, o ex-assessor de Conferência dos Bispos da Alemanha, lamenta necessidade do papa para a harmonia. "Ser católico também significa a unidade na diversidade. Bispos e do papa deve chegar a termos com essa relação tensa. A igreja universal agora precisa de um papa que está disposto a abrir mão de mais do seu poder." Não há alternativa, diz Mitschke-Collande, à luz da globalização, a diversidade de regiões e as diferenças na natureza de católicos em todo o mundo. Ele acredita que o pressuposto de que apenas uma igreja monolítica é uma igreja forte é fundamentalmente incorreta. "Usando essa abordagem, nenhuma empresa hoje seria capaz de comercializar seus produtos em todo o mundo mais", diz Mitschke-Collande, que fez sua carreira como consultor na McKinsey.

Por outro lado Ratzinger, um teólogo do conselho anterior, tentou neutralizar as correntes centrífugas. Ele foi um papa da Restauração, e muitos sacerdotes, e os membros de suas congregações, mais ainda, espero que esses dias já se foram.

Não foi uma feliz pontificado de Bento XVI, mas sim de sofrimento. O mundo assistiu a uma pessoa tímida que respeita o presente com profundo pessimismo e, não importa o quanto ele tentasse, era incapaz de esconder seus sentimentos.

No ano passado, Bento repetidamente experimentado como cada passo em frente foi abatido pelas sombras do passado, incluindo acusações de abuso e traição. Além disso, seus pronunciamentos eram muitas vezes frustrado, especialmente em sua Alemanha natal. De fato, a freqüência à igreja em sua terra natal caiu para 12 por cento da população e elementares crenças religiosas - o do credo e da crença na ressurreição e da Santíssima Trindade - são agora realizadas apenas por uma minoria da população.

Se ele já se sentia desgastado dessas batalhas sobre a fé, os anos em que o mordomo Paolo Gabriele traiu sua confiança deve ter finalmente puxou o tapete de debaixo dos pés. Quando Secretário Gänswein assumiu toda a culpa e se ofereceu para renunciar, o Santo Padre não queria nada disso. Com um suspiro, ele disse: "Mas temos de confiar uns nos outros até aqui Ela não funciona sem confiança.". 

Dom Bento de despedida 

Mas a traição tinha encontrado o seu caminho em seus próprios aposentos. De acordo com um relatório na semana passada pela revista Panorama Milão, dia 17, o dia em que três cardeais entregou ao papa o relatório secreto que descreve o plano de fundo de Vatileaks completa, com depoimentos de testemunhas, aparentemente era o momento em que ele decidiu renunciar. Antes disso, Bento tinha "aprendido de condições na Cúria que ele nunca teria pensado ser possível."

Ele era, afinal, um ensinamento papa e não um papa no governo. Bento procurou usar a palavra para exercer influência. Seus discursos em Regensburg e em Paris, e antes de os parlamentos em Berlim e Londres, foram os convites para o mundo não-católico a se juntar católicos em pensar sobre o fundamento ético da política, e de considerar outras coisas também, como a lei de natureza e um conceito expandido de razão.

"A coragem de se envolver toda a amplitude da razão, e não a negação de sua grandeza - este é o programa", disse o papa em seu discurso de Regensburg. E citando o imperador bizantino Manuel II, ele acrescentou: "Não agir razoavelmente, não agir com o logos, é contrário à natureza de Deus".

Com sua decisão de renunciar, Bento deu a sua igreja um presente final: a chance de um novo começo. E isso é exatamente o que os católicos na sua nativa Alemanha almejamos. Renúncia de Bento XVI vem em um momento em que a posição da Igreja Católica na Alemanha chegou a uma nova baixa.

Doutrina da Igreja ea realidade social se afastaram tão distantes em muitas áreas que até mesmo católicos devotos acreditam que chegou a hora de mudança. Karl-Josef Kuschel, um erudito religioso, na cidade alemã de Tübingen sudoeste, diz que a igreja está agora confrontado com "desconfiança fundamental."

Isso não pode ser responsabilizado totalmente o papa de saída, e ainda Bento não conseguiu parar a tendência, pelo menos não nos países do norte. Em 2010, o número de pessoas que abandonam a Igreja na Alemanha, mais de 180 mil, foi pela primeira vez substancialmente maior do que o número de batismos. Hoje, mais de um terço dos alemães são membros de nenhuma igreja cristã em tudo. O número de batismos, casamentos e funerais até mesmo da igreja está caindo rapidamente. Há também uma carência colossal de sacerdotes. 

Atmosfera de medo e desconfiança 

No total, a Igreja perdeu cerca de 3,8 milhões de católicos na Alemanha entre 1990 e 2011, um número quase duas vezes o tamanho da Arquidiocese de Colônia. E a tendência não mostra sinais de reversão.

Como resultado, a igreja está perdendo importância na Alemanha. Sua influência sobre a legislação, importantes debates nacionais ou em cultura é limitada hoje. "A igreja está em uma crise de fé, confiança, liderança, autoridade e comunicação", Mitschke-Collande, um católico ativo, escreve em uma análise.

E depois há os efeitos devastadores de um estudo recente do Instituto Sinus, com sede na cidade do sudoeste alemão de Heidelberg, na crescente isolamento da Igreja Católica na maioria dos ambientes sociais. O estudo deixa claro que não é apenas os críticos externos, os chamados inimigos da Igreja, mas também o núcleo e até mesmo a substância de católicos fiéis na igreja que não tem mais confiança no papa e os bispos.

A crise atingiu o centro da igreja, e os bispos estão em um ponto de viragem. Negócios como de costume não é uma opção, e ainda os bispos são apenas frustrar o outro. "Ninguém quer sair de primeira capa", diz assessor de um bispo. "Ninguém se atreve a ir sozinho, porque todos os temores de que os outros vão atacá-lo e que, no final, só haverá problemas com a Roma."

Esta cultura de fazer declarações sobre o silêncio é uma reminiscência da fase final na Alemanha Oriental, quando uma atmosfera de medo e desconfiança tomou conta. Mas como pode uma igreja ser atraente quando ele está internamente dividido, desunido e desmoralizado? Papa Bento XVI e seus representantes mais fiéis na Alemanha, seja em Colônia, Limburg ou Regensburg, permitiram esta desunião a desenvolver, ou até mesmo promoveu.

Referindo-se a esta questão, um porta-voz do cardeal diz: "Você tem que ser capaz de dizer algo sem ser imediatamente atacado, e sem denúncia, em Roma ou na Internet Se este clima de suspeita mútua não é colocado ao fim agora, nós. falhará em nossos esforços para lançar um novo começo. A Igreja deve ser capaz de tolerar mais crítica, mais diversidade e mais liberdade sem suas fileiras. " O papel dos bispos, acrescenta, será mais importante do que o papa, no futuro, eo clima local será crucial para as pessoas, seja na Alemanha, Ásia, África ou América Latina. 

Prazo de Páscoa 

Grupos de jovens católicos pedem aos seus bispos para abordar os debates atuais do centro da igreja, e não para deixar o campo aos católicos ultraconservadores. Isso, dizem eles, também inclui uma discussão sobre o que "pode ??ser deixada à consciência do indivíduo," quando se trata de moral sexual. Helmut Schüller, o co-fundador de uma iniciativa de pastores, diz que o Vaticano não pode mais ser o centro de uma igreja universal que "emana o medo e terror, onde as pessoas são perseguidos, afastado do cargo e negou o direito de ensinar."

Por enquanto, tal crítica foi, mas um murmúrio. Mas está ficando cada vez mais rapidamente.

Segundo as regras atuais papais, a eleição secreta do papa 266, o conclave, deve começar entre 15 e 20 dias após a renúncia de Bento XVI. Como tal, em meados de março, 117 cardeais será bloqueado em reclusão "clave cum" na Capela Sistina. Lá, eles vão rezar, carregar suas cédulas dobradas para o altar, contá-los, queimá-los e começar tudo de novo.

Dias - no passado, até mesmo semanas e meses - pode passar antes de uma maioria de dois terços materializa. Mas desta vez o eleitorado não tem muito tempo. O novo papa é esperado para concluir a cerimônia do lava-pés tradicional na Quinta-feira Santa, presidir as Estações da Cruz no Coliseu na sexta-feira e, no domingo de Páscoa, pronunciar o Urbi et orbi da varanda da Basílica de São Pedro, a bênção para a cidade de Roma e ao resto do mundo.

Será que a sucessão ser decidido entre os europeus, ou seja, não conseguirão fazer a ponte com as igrejas não-europeus? Será que o papa continuar a ser um homem da Restauração, como Ratzinger era, ou ele vai ser um reformador, como Arcebispo de Viena Christoph Schönborn ou Ravasi Gianfranco, 70, o presidente notoriamente progressiva do Conselho Pontifício para a Cultura?

Pode uma linha sequer existem na Igreja Católica atingidas - uma única linha que une os 30 cardeais da cúria e do número muito maior de cardeais que viajam a Roma de todo o mundo?

A igreja enfrenta problemas enormes e fundamental: ligar para a idade moderna e as decisões sobre as questões-chave, como o celibato, a ordenação de mulheres, ecumenismo, e um grande número de fiéis saindo da igreja em algumas regiões.

Ela precisa de um gerente de crise contemporânea, alguém que pode dominar os conflitos dentro da igreja com uma mão forte, e pode resistir ou, melhor ainda, evitar escândalos. Ele deve ser tão bem dotado intelectualmente como Ratzinger, como espiritualmente firme como Jesus Cristo, tão carismático como Karol Wojtyla e, é claro, assim como jovem. Wojtyla foi de 58, quando foi eleito. Em poucas palavras, a igreja está buscando um mediador, um homem de limpeza e um homem difícil, e ainda é, todavia, alguém concurso em sua fé. 

O que ele está procurando é um milagre. 

O Vaticanisti concordam que, dada a descrição do trabalho, nenhum dos seis cardeais alemães (Paul Josef Cordes, Walter Kasper, Karl Lehmann, Reinhard Marx, Joachim Meisner, Rainer Maria Woelki) é uma possibilidade. Se o novo papa é ser um europeu, ele provavelmente será um italiano.

Depois de quase 35 anos de domínio estrangeiro, primeiro por um Pólo e depois por um alemão, um pontífice italiano certamente seria desejável. O problema é que os italianos na cúria são divididos, em ambos os grupos territoriais e facções teológicas. A sua vantagem, por outro lado, é que eles não seria perturbado pelas condições da cúria. Eles estão acostumados a confusão, intrigas, vaidades e falta meticulosamente praticada de interesse na reforma. É a única realidade que conhecem, tanto na cúria e na política.

Poucos dias antes de Bento deixe a Sé Apostólica em 28 de fevereiro, um novo Parlamento será eleito em Roma secular. A notícia da renúncia de Bento XVI já está afetando a campanha eleitoral de hoje. Tornou-se mais calmo e mais objetivo - por uma simples razão: Ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que depende tão fortemente de atenção da mídia, está recebendo a exposição muito menos agora que todos os olhos estão voltados para o Vaticano. Segundo rumores nos corredores do parlamento, Berlusconi é lívido, como resultado, enquanto Mario Monti e os esquerdistas estão muito felizes.

A questão chave é como a composição global do Colégio dos Cardeais afetará a eleição papal. O conclave ainda é tão colorido quanto era antes da eleição de Bento XVI. Ele irá incluir cardeais de 50 países, 61 europeus, dos quais seis serão alemão e 28 italianos, 11 cardeais dos Estados Unidos, cinco índios, 19 latino-americanos, 11 da África e da Ásia, e um da Austrália 

Missas em massa 

Os latino-americanos, entre outros, têm grandes expectativas. Eles esperam ver um fim para o "Vaticano eurocêntrico", escreve o respeitado colunista Elio Gaspari. Ele acredita que o "teólogo e burocrata" Bento vai agora ser seguido por um "pastor" do Terceiro Mundo. "Ele seria combinar o útil ao agradável."

Os membros da cúria estão preocupados com os desenvolvimentos mais recentes na América Latina, onde há uma escassez de dezenas de milhares de sacerdotes, e onde muitas igrejas rurais estão abandonadas. Milhões de pessoas estão abandonando as igrejas protestantes pentecostais. Os pastores protestantes são verdadeiros artistas, os seus serviços são shows para dezenas de milhares de pessoas, que cantam e dançam, e muitos vendem CDs aos milhões.

A Igreja Católica não tenha encontrado uma resposta eficaz, ainda que, embora tenha feito algumas tentativas em vez indefesas. Alguns padres católicos, conhecidos como padres pop, agora estão segurando seus serviços em locais de gigantes, e suas massas passaram a se assemelhar concertos de música pop. Ainda assim, isso não impediu o crescimento das igrejas protestantes.

África também está esperando por uma mudança de rumo. Em 2010, 15,5 por cento, ou cerca de 180 milhões do mundo 1,2 bilhões católicos, eram africanos. Graças a mudanças demográficas, o seu continente, junto com a Ásia, está entre as regiões de maior crescimento no mercado de fé global. Dezenas de milhares de instituições da igreja construída pelos missionários nos últimos 150 anos, como escolas, hospitais, orfanatos e alas de AIDS, sinto como ilhas de esperança em um continente assolado pela pobreza em massa. A igreja exerce uma considerável influência política em países que não são capazes de exercer as suas funções sociais. A Igreja Católica é considerada a instituição funcionando apenas nacional na República Democrática do Congo, por exemplo.

Mas a popularidade das igrejas pentecostais e as seitas protestantes também está em ascensão. Ambos proclamam um evangelho sentir-se bem simples, uma mensagem muito mais atraente para muitos dos pobres do que as doutrinas dos católicos, anglicanos e protestantes tradicionais. Um papa Africano poderia ser mais adepto de responder a este desafio, pelo menos muitos africanos pensam assim.

As igrejas da África ainda estão cheios aos domingos. Missionários brancos rave sobre a profunda religiosidade e fé forte dos africanos, e sobre a sua liturgia colorido e experiência de espiritualidade. Alguns acreditam que a África exala a força rejuvenescedora que poderiam reavivar a igreja oficial liderança do norte. A igreja faz muito bem em África, e ainda também é controverso. Católica pregadores estão entre aqueles em Uganda que estão fomentando ódio contra gays em Uganda. E sobre o tema da SIDA, mais dignitários católicos na África respeitar as recomendações dos velhos do Vaticano, demonizar o uso de preservativos. Quando se trata de controle de natalidade, o casamento homossexual, a homossexualidade ou suicídio assistido, eles são muitas vezes mais dogmática do que o Vaticano.

'Obama do Vaticano 

"Pelo amor de Deus, vamos esperar que não é um Africano!" Stefan Hippler, um padre estrangeiro na África do Sul, disse que em abril de 2005, antes de a fumaça branca subiu da Capela Sistina marcando o início do papado de Bento XVI. O ultra-conservador cardeal Francis Arinze, da Nigéria, agora com 80 anos, estava entre os favoritos no momento.

Desta vez, porém, consideraria Hippler 64 anos de idade, Peter Kodwo Appiah Turkson uma boa escolha. O ganês, já apelidado de "Obama do Vaticano", é poliglota e tem sido um membro da Cúria Romana por mais de três anos. Ele também é altamente classificado em sites de apostas. Turkson é relativamente jovem e de mente aberta sobre as questões sociais. Ele representa as posições da Teologia da Libertação e defende uma correção cauteloso de curso sobre a questão dos preservativos.

Um brasileiro de 63 anos de idade, com ancestrais do estado alemão de Saarland, Odilo Pedro Scherer, também está na lista de possíveis prováveis, como é franco-canadense Marc Ouellet, um amigo próximo de Ratzinger, que poderia reunir os votos do Norte e sul-americanos, assim colmatar os antigos e novos mundos.

Nova York o arcebispo Timothy Dolan, 63, um representante dos ricos EUA igreja, também é frequentemente mencionado como um possível candidato.

E depois há outro candidato, o Wojtyla "do Extremo Oriente, Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, nas Filipinas. Ele é dito possuir o cérebro de um teólogo e no coração de um pastor, além de ser mais carismático do que a maioria no Colégio dos Cardeais. Mas em 55, ele é também o mais jovem a segunda no Colégio dos Cardeais, praticamente um bebê para os padrões do Vaticano. 

Aproveitando-se da Zero Hora 

Em suma, o resultado do conclave é tão difícil prever como foi em 1978, quando, após várias rodadas de votação, um Pólo em grande parte desconhecido pisou na varanda da Basílica de São Pedro. O próximo papa poderia ser um homem negro, um Africano. Ele poderia ser um carismático da América do Sul ou um apparatchik italiano ou europeu reformista. Ele poderia ser alguém que continua claro Ratzinger ou alguém que se aproveita de zero hora. 

Só uma coisa é certa: a próxima quinta-feira, por volta das 05:00, um branco Sikorsky Sea King vai de helicóptero decolar da pista de aterrissagem na Cidade do Vaticano para os céus de Roma. O papa estará a bordo e sentado ao lado dele, com toda a probabilidade, será o seu secretário particular, Georg Gänswein. Seu destino é a menos de 25 quilómetros (16 milhas): Castel Gandolfo, a residência de verão papal amado, com a sua bela vista do verde-garrafa Lago Albano.

Três horas mais tarde, precisamente às 8 pm, o Papa não será mais um papa. Sua cadeira será, então, "vacante", como os seres Sede Vacante. Haverá um jantar simples, em Castel Gandolfo. O novo papa irá assumir seu cargo até a Páscoa. Angelo Sodano, decano do Colégio de Cardeais, irá exercer as suas funções até então.

Joseph Ratzinger vai sair do palácio papal e na sua nova casa no antigo Convento da Mater Ecclesiae, um simples, de cor ocre, 450 metros quadrados (4.840 metros quadrados) de construção nos jardins do Vaticano, com 12 quartos , tão pequeno e esparso como cabines de oração. Agora, o prédio está sendo reformado às pressas, como restos de construção é realizada ea biblioteca ampliada para acomodar livros de Bento XVI - e os dois Georgs, Gänswein e irmão de Bento 89-year-old.

Segundo seu irmão, quando Bento XVI disse que tinha a intenção de renunciar ao cargo, fez o anúncio com naturalidade e sem emoção, e não parecia nem aliviado nem triste. 

Bento XVI, Joseph Ratzinger agora, mais uma vez, permanecerá no Vaticano, no meio de sua igreja, mas não em seu centro.

Será um regresso à casa, depois de sete anos e 10 meses em um escritório e do mundo que não fosse o seu próprio. A zero hora do Vaticano.