ASSINE
search button

O PT e sua aliança com Maluf

Compartilhar

“O fato de o ministro Aguinaldo Ribeiro ter ajudado a resolver a questão da eleição em São Paulo tem que ser levado em conta” – disse o líder do PT na Câmara, o deputado Jilmar Tatto (SP), enaltecendo o fato de o ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro, que é do PP, ter ajudado na aproximação do PT de Paulo Maluf, na capital paulista.

A coligação do PT com o PP de Paulo Maluf na cidade de São Paulo teve outra consequência, além de provocar a deserção de Luiza Erundina da aliança. No esforço de atrair Paulo Maluf para apoiar a candidatura de Fernando Haddad, candidato a prefeito da capital paulista, o PT foi obrigado a entrar em conflito com o senador Vital do Rego (PMDB-PB), presidente da importante Comissão Parlamentar de Inquérito Mista do Cachoeira.

Maluf conquistou um lugar no Ministério das Cidades, ao entregar o tempo a que tem direito o PP na propaganda gratuita no rádio a na televisão ao PT e a Fernando Haddad. E não se trata de um cargo qualquer, mas a Secretar ia Nacional de Saneamento Ambiental, para a qual indicou o engenheiro Oswaldo Garcia. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, quadro do PP, teve que publicar no Diário Oficial da União a nomeação do apadrinhado de Maluf. Tanta rapidez acabou sendo benéfica ao próprio Aguinaldo. Em resposta, o PT levou o diretório petista de Campina Grande a apoiar a irmã do ministro, a deputada estadual Daniela Ribeiro, candidata a prefeita da cidade paraibana.

Campina Grande é a cidade de Vital do Rego, sua principal base eleitoral. O próprio senador estava se considerando atraiçoado pelo PT em sua cidade natal, cujo prefeito é atualmente seu irmão, Veneziano Rêgo. Veneziano está há oito anos no poder, uma vez que foi reeleito e com o apoio do PT. Para as eleições municipais deste ano, lançou como candidata a prefeita Tatiana Medeiros, que era a secretária municipal de saúde. Mas para desespero dos irmãos Rêgo, o PT se aproximou da adversária da família, Daniela Ribeiro.

O senador Vital do Rêgo ficou tão preocupado com a situação que chegou a apelar para o próprio Lula a fim de fazer com que os petistas de Campina Grande mudassem de posição e ficassem de seu lado. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, comunicou ao senador Vital do Rêgo que os petistas de Campina Grande vão apoiar a candidatura da irmã do ministro. Fato consumado, tanto que Peron Japiassu já foi indicado para candidato a vice-prefeito de Daniela. O empenho valeu a pena, inclusive o envolvimento de Lula, pois a união está garantida.

Rui Falcão, o presidente nacional do PT, na conversa com o senador Vital do Rêgo teve a companhia do líder do PT na Câmara, o deputado paulista Jilmar Tatto, e do relator-geral da CPI da Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG). O líder Jilmar Tato tratou de explicar porque se chegou a uma conciliação: “O fato de o ministro Aguinaldo Ribeiro ter ajudado a resolver a questão da eleição em São Paulo tem que ser levado em conta.”

O senador Vital do Rêgo ficou inconformado com essa situação, não se importando com as conveniências políticas de Paulo Maluf e de Fernando Haddad e nem do adversário Aguinaldo Ribeiro e de sua irmã Daniela. O PT já está manifestando o receio de que a irritação de Vital com essa situação acabe levando-o a conduzir a CPI do Cachoeira para caminhos que desagradem os petistas. Por isso, o PT já está levando a Vital do Rêgo a hipótese de apoiar a candidatura do senador ou do seu irmão, Veneziano, ao governo da Paraíba.

Deve-se lembrar, contudo, que o governo da Paraíba só estará sendo disputado nas eleições de 2014. É algo bastante longínquo para despertar o interesse de Vital do Rêgo. A família deste sabe que, com tanto tempo, pode mudar muita coisa. A essa altura, Vital do Rego e seus familiares estão remoendo suas mágoas com o PT e, naturalmente, procurando descobrir quais as formas de se vingar dos petistas. Como Vital do Rego é presidente da importante CPI do Cachoeira, nada mais natural de que ele venha a usar o seu poder nessa importante Comissão parlamentar de Inquérito para dar o troco aos petistas.

Depois de oito anos de parceria municipal, Vital do Rêgo e os irmãos têm o legítimo direito em pensar em que tipo de resposta deverão dar ao PT, não só em Campina Grande, mas também em Brasília. Em política, na linguagem chã, isso se chama dar o troco na hora mais oportuna.