ASSINE
search button

'Caçador de planetas' encontra impressionante 'Terra quente' no espaço

Nasa -
Nasa
Compartilhar

Em uma "campanha" impressionante, o satélite da Nasa destinado à busca de planetas parecidos com a Terra fora do Sistema Solar detectou o segundo corpo celeste desse tipo em dois dias, chamando a atenção dos cientistas.

"Segundo planeta candidato foi detectado! É um pouco maior que a Terra, este planeta faz uma rotação em torno da LHS 3844, uma anã vermelha da classe M à distância de 49 anos-luz daqui, a cada 11 horas", informa um comunicado publicado na conta oficial no Twitter dedicada ao funcionamento do respectivo satélite.

O novo corpo celeste já foi batizado pelos especialistas de "Terra quente".

Vale ressaltar que a mensagem sobre a detecção do primeiro planeta chegou em 19 de setembro. Ele foi chamado de "super-Terra" e circula em torno da estrela Pi Mensae, na constelação de Mensa, à distância de 60 anos-luz da Terra. De acordo com a agência NASA, a massa e o raio do planeta demonstram uma densidade correspondente à da água, o que pode significar uma possível presença de gás e água lá.

O satélite que achou ambos os planetas foi lançado em abril de 2018 e é oficialmente chamado de TESS, enquanto informalmente o apelidam de "caçador de planetas". Os pesquisadores da NASA esperam que seu funcionamento seja "um novo passo na busca de planetas fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas".

Estima-se que esse aparelho "escaneie" o espaço por dois anos. Embora ele não esteja buscando vida em outros planetas, os dados por ele coletados provavelmente ajudarão os cientistas a encontrar planetas onde ela poderia existir.

Tags:

nasa