ASSINE
search button

Pintor Caravaggio morreu por infecção de Staphylococcus

Stephane de Sakutin/ AFP -
Pesquisadores descobriram a causa da morte do artista Michelangelo di Caravaggio
Compartilhar

O famoso pintor barroco Caravaggio, que morreu em 1610, sucumbiu a uma infecção de Staphylococcus aureus, revelaram nesta terça-feira pesquisadores do Hospital Universitário Mediterrâneo de Marselha (IHU), quatro séculos depois.

Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, fugiu de Roma depois de cometer um assassinato em uma briga de rua, e morreu quatro anos depois na Toscana em condições inexplicadas.

"Graças à cooperação com antropólogos italianos e com o microbiologista Giuseppe Cornaglia, as equipes do IHU de Marselha conseguiram extrair dentes do esqueleto de Caravaggio", informou o instituto em um comunicado.

Macaque in the trees
Pesquisadores descobriram a causa da morte do artista Michelangelo di Caravaggio (Foto: Stephane de Sakutin/ AFP)

Os pesquisadores extraíram a polpa dentária, rica em vasos sanguíneos. Combinando três métodos de detecção de DNA, "o assassino foi identificado: um Staphylococcus aureus", acrescentou o comunicado.

O instituto de pesquisa do IHU, liderado pelo professor Didier Raoult, é um centro de pesquisa, atendimento, treinamento e avaliação especializado na luta contra doenças infecciosas.

O resultado da pesquisa será publicado antes do final do ano em um artigo científico da revista "Lancet contagious diseases", conforme detalhado pelo IHU.