ASSINE
search button

Astrônomos se deparam com fenômeno cósmico antes inimaginável

Astrônomos descobriram um pulsar de rádio cujo período de rotação corresponde a 23,5 segundos, informou o portal Phys.org.

NASA -
NASA
Compartilhar

O objeto especial PSR J0250+5854 foi detectado por um grupo de especialistas liderado por Chia Min Tan, do Centro de Astrofísica Jodrell Bank da Universidade de Manchester, Reino Unido, e se encontra a 5.200 anos-luz da Terra, segundo o portal.

O pulsar foi descoberto em julho de 2017 no âmbito do programa LOFAR Tied-Array All-Sky Survey que estuda pulsares de rádio no hemisfério norte, ou seja, fontes extraterrestres de radiação com periodicidade regular. O pulsar encontrado acabou tendo a rotação mais lenta conhecida até hoje.

Macaque in the trees
NASA (Foto: NASA)

Para os astrônomos, é complicadíssimo encontrar pulsares com rotação superior a 5 segundos. Aliás, era considerado ser impossível a existência de um objeto deste tipo com uma rotação que possui o PSR J0250+5854.

A equipe também descobriu que este pulsar tem um campo magnético superficial de 26 trilhões de gauss e 13,7 milhões de anos de idade. Segundo os cientistas, estas características indicam que o pulsar incomum tem uma configuração bipolar de campo magnético.

Pesquisadores sublinham a importância da descoberta, pois expandiu significativamente a gama conhecida dos períodos da rotação de pulsares.

Tags:

astronomia