ASSINE
search button

Aos 21, americana é a mais jovem a fazer transplante de rosto

Katie Stubblefield tentou cometer suícidio aos 18 anos

Compartilhar

A jovem Katie Stubblefield, de 22 anos, tornou-se a pessoa mais nova a receber um transplante de rosto nos Estados Unidos, após tentar suicídio aos 18 anos com um tiro na cabeça. A história da garota é capa da revista "National Geografic" do próximo mês de setembro. De acordo com a publicação, a cirurgia foi realizada quando Katie tinha 21 anos na Cleveland Clinic. A jornalista Joanna Connors e fotógrafos acompanharam os preparativos do procedimento que teve duração de cerca de 31 horas.

A jovem foi escolhida para fazer o tratamento por causa de sua idade e dos ferimentos que sofrera. O rosto transplantado era de Adrea Schneider, de 31 anos, morta em decorrência de uma overdose de drogas no ano passado.

O médico responsável pela operação é Frank Papay. Como a cirurgia ainda é tida como experimental, ela não conta com a cobertura das seguradoras norte-americanas. Desta forma, a cirurgia de Katie teve que ser financiada pelo Instituto de Medicina Regenerativa das Forças Armadas, que busca melhorar o tratamento de militares feridos.

Segundo a família de Katie, a garota tentou se matar após sofrer problemas emocionais. Na ocasião, ela havia mudado de cidade por duas vezes, terminado um relacionamento, além de ter diagnosticado um problema crônico gastrointestinal. A tentativa de suicídio destruiu boa parte do rosto de Katie, incluindo o maxilar, nariz e parte da testa. Além disso, a adolescente teve danos cerebrais e nos olhos.