ASSINE
search button

Enigma astronômico: estrela bebê parece estar 'comendo' planetas

Compartilhar

O que está acontecendo nesse corpo celeste é algo inédito que nunca havia sido visto. Um grupo de astrônomos parece ter "pegado" uma estrela em flagrante, relativamente próxima da Terra (à distância de aproximadamente 450 anos-luz), que aparentemente estaria "comendo" um planeta ou vários mini-planetas, relata a AP.

De acordo com a agência, um telescópio espacial da NASA observou que a estrela em questão começou de repente a "se comportar" de modo estranho no ano passado. O Observatório de raios-X Chandra detectou um aumento em 30 vezes da quantidade de ferro presente nas extremidades daquele corpo luminoso, que tem a idade de ao menos 10 milhões de anos.

Os especialistas têm observado essa estrela bebê da constelação de Touro, chamada de RW Aur A, durante várias décadas. E há apenas três anos, em 2015 — a última vez que o telescópio Chandra a observou — os níveis de ferro não eram tão altos.

Segundo assegura Hans Moritz Guenther, cientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), disse nunca ter visto nada parecido antes e argumenta que o processo é "muito mais estranho do que imaginávamos".

"Nunca vimos nenhuma estrela que tenha aumentado desta forma o seu teor de ferro", disse.

Segundo Guenther, uma explicação possível e simples é que a estrela esteja "comendo" um planeta ou alguns mini-planetas. Simulações de computador, por outro lado, mostraram que isso pode acontecer, mas nunca foi visto antes, diz o cientista.

Ao mesmo tempo, outros especialistas preferiram manter-se cautelosos sobre a descoberta.

"Esta pode ser uma descoberta emocionante, mas a evidência é circunstancial e não definitiva", disse Avi Loeb, da Universidade de Harvard (EUA).

>> Sputnik