ASSINE
search button

Estudo descobre o pão mais antigo do mundo, de 14 mil anos

Sem fermento, era preparado com cereais selvagens na Jordânia

Compartilhar

O pão é muito mais antigo do que se pensa. Ele foi criado antes mesmo da agricultura, quando grupos de caçadores preparavam-no cerca de 14.400 anos atrás usando cereais selvagens. Essa descoberta foi publicada nesta segunda-feira (16) pelo PNAS (Academia Nacional de Ciências dos EUA), em colaboração com as universidades de Cambridge, Londres e de Copenhague.

Tal evidência antecipa 4 mil anos da primeira documentação desse alimento e foi descoberta no nordeste da Jordânia, em um local que foi populado por caçadores do Mesolítico. Os estudiosos não excluem a necessidade de que ter à disposição o pão tenha sido o motor para que aqueles caçadores tenham lentamente se tornado agricultores.

Os pesquisadores analisaram 24 restos do pão mais antigo do mundo, em espécies de potes encontrados no local, onde foram identificados vestígios de orzo (apelidado de arroz italiano), trigo e aveia. As sementes eram colhidas, peneiradas e misturadas antes de serem cozidas. E não era utilizado nenhum tipo de fermento na preparação.

"Agora falta verificar se a produção e o consumo do pão de cereais selvagens influenciou o aparecimento das primeiras culturas domésticas", observou Amaia Arranz Otaegui, um dos autores da pesquisa, da universidade de Copenhague.