ASSINE
search button

Fábrica de estrelas: Nebulosa da Águia é fotografada pela Nasa

Compartilhar

A NASA publicou uma foto que revela o que está acontecendo no interior da Nebulosa da Águia. A Nebulosa da Águia, conhecida também como M16, inclui o jovem aglomerado de estrelas chamado NGC 6611. Além disso, esse objeto astronômico abriga a espetacular região dos Pilares da Criação, onde as novas estrelas são geralmente formadas.

Na imagem é possível ver a área situada ao redor dos Pilares da Criação e que está a uma distância de 5.700 anos-luz da Terra. Esta foto foi feita graças aos dados coletados pelo observatório Chandra de raios-X da NASA e pelo telescópio espacial Hubble.

Os filtros usados para captar a imagem ajudaram a destacar o gás e a poeira interestelar que permeiam a nebulosa, enquanto os pontos rosados são as estrelas, relata o comunicado publicado no site da NASA.

Ao mesmo tempo, os dados coletados pelo observatório Chandra revelaram que os raios X vêm da atmosfera externa das estrelas. Na imagem, os raios X de baixa, média e alta energia foram coloridos de vermelho, verde e azul, respectivamente.

Com a ajuda desse observatório, os investigadores da NASA detectaram 1.700 fonte de raios X na Nebulosa da Águia. A capacidade única do Chandra de detectar esse tipo de fontes de energia ajudou a identificar centenas de jovens estrelas ou estrelas que ainda estão se formando no espaço.

Além disso, as observações realizadas pelo Chandra mostraram que a atividade dos raios X em estrelas jovens com discos é menor que a dos astros que não possuem discos. É provável que esse comportamento seja devido à interação de seus discos com o campo magnético das estrelas. Esse processo termina quando a radiação faz saltar no espaço a maior parte da matéria desses discos.