Jornal do Brasil

Sábado, 18 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

Fábrica de estrelas: Nebulosa da Águia é fotografada pela Nasa

Jornal do Brasil

A NASA publicou uma foto que revela o que está acontecendo no interior da Nebulosa da Águia. A Nebulosa da Águia, conhecida também como M16, inclui o jovem aglomerado de estrelas chamado NGC 6611. Além disso, esse objeto astronômico abriga a espetacular região dos Pilares da Criação, onde as novas estrelas são geralmente formadas.

Na imagem é possível ver a área situada ao redor dos Pilares da Criação e que está a uma distância de 5.700 anos-luz da Terra. Esta foto foi feita graças aos dados coletados pelo observatório Chandra de raios-X da NASA e pelo telescópio espacial Hubble.

Os filtros usados para captar a imagem ajudaram a destacar o gás e a poeira interestelar que permeiam a nebulosa, enquanto os pontos rosados são as estrelas, relata o comunicado publicado no site da NASA.

Chandra detectou centenas de jovens estrelas na região do espaço onde ficam os Pilares da Criação

Ao mesmo tempo, os dados coletados pelo observatório Chandra revelaram que os raios X vêm da atmosfera externa das estrelas. Na imagem, os raios X de baixa, média e alta energia foram coloridos de vermelho, verde e azul, respectivamente.

Com a ajuda desse observatório, os investigadores da NASA detectaram 1.700 fonte de raios X na Nebulosa da Águia. A capacidade única do Chandra de detectar esse tipo de fontes de energia ajudou a identificar centenas de jovens estrelas ou estrelas que ainda estão se formando no espaço.

Além disso, as observações realizadas pelo Chandra mostraram que a atividade dos raios X em estrelas jovens com discos é menor que a dos astros que não possuem discos. É provável que esse comportamento seja devido à interação de seus discos com o campo magnético das estrelas. Esse processo termina quando a radiação faz saltar no espaço a maior parte da matéria desses discos.

Sputnik


Tags: espaço, estrelas, hubble, nasa, nebulosa, raio x, telescópio

Compartilhe: