ASSINE
search button

Brasil e Irã passam a colaborar no desenvolvimento de nanotecnologia

Países também consideram elaborar ações para financiar pesquisas em inovação e tecnologia

Compartilhar

Após reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Irã de Ciência, Tecnologia e Inovação, nessa terça-feira (10), brasileiros e iranianos devem impulsionar os estudos no desenvolvimento de nanotecnologia nos próximos anos.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), as nações também podem elaborar ações de financiamento à pesquisa industrial e tecnológica.

A agenda conjunta dos dois países foi acertada, inclusive, para estreitar a cooperação bilateral entre o Brasil e o Irã. Para o secretário do MCTIC, Maximiliano Martinhão, é necessário acelerar essa colaboração para explorar o potencial tecnológico dos países. Ele também ressaltou que o Brasil está aberto a fazer negócios com o Irã no setor de inovação.

O incentivo para a criação do Grupo de Trabalho foi definido em 2016, com o intuito de organizar ações concretas para brasileiros e iranianos avançarem em pesquisas. As relações diplomáticas entre o Brasil e o Irã foram estabelecidas em 1903, mas ganharam força na última década, em especial na área tecnológica.

Com site do Governo Federal