Jornal do Brasil

Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

Cientistas desenvolvem robô capaz de montar cadeira

Jornal do Brasil

Cientistas da Universidade Tecnológica Nayang de Cingapura desenvolveram um robô programado para montar uma cadeira Ikea, uma tecnologia que pode ser derivada para a indústria automotiva, ou aeronáutica.

O robô pode montar a cadeira Ikea em oito minutos e 55 segundos.

Para isso, uma câmera foi instalada para capturar imagens tridimensionais das partes da cadeira no chão, antes de seus "braços" equipados com sensores com a mesma sensibilidade que os braços humanos montarem a cadeira.

"Para um robô, montar uma cadeira Ikea com tanta precisão é mais complicado do que parece", diz Pham Quang Cuong, diretor do projeto que desenvolveu o dispositivo.

"O trabalho de montagem deve ser dividido em diferentes etapas, como a identificação das diferentes peças da cadeira, a força necessária para montar as peças e garantir que os braços do robô não se toquem", acrescenta.

A equipe de cientistas agora procura desenvolver as capacidades do robô para programá-lo para montar outros móveis, imitando gestos humanos, a leitura das instruções e verificação do produto acabado.

No momento, o robô foi programado apenas para montar uma cadeira da gigante sueca. Os cientistas também colaboram com a indústria aeronáutica e automotiva.

Agência AFP


Tags: aeronáutica, automotiva, cientistas, indústria, pesquisa, programação

Compartilhe: