ASSINE
search button

Imposto sobre bebidas açucaradas entra em vigor no Reino Unido

Compartilhar

O Reino Unido aplica a partir desta sexta-feira (6) um imposto sobre bebidas açucaradas com o objetivo de reduzir o consumo de açúcar entre os jovens e a obesidade infantil, que continua a crescer no país.

"Nossos adolescentes consomem em média o equivalente a uma banheira cheia de bebidas açucaradas a cada ano, o que contribui para o preocupante crescimento da obesidade no país", afirmou o secretário de Saúde Pública, Steve Brine, em um comunicado.

O novo imposto "ajudará a reduzir o consumo de açúcar, enquanto financia programas esportivos" para crianças e a distribuição de café da manhã nas escolas, disse.

Sobre as bebidas que contêm entre 5 e 8 gramas de açúcar por 100 mililitros, o governo impôs uma taxa de 8 centavos por litro.

A taxa chega a 24 centavos por litro para bebidas que têm mais de 8 gramas de açúcar por 100 ml.

Segundo dados do governo britânico, um terço das crianças que iniciam o ensino médio na Inglaterra têm excesso de peso ou obesidade.

"Queremos convencer os fabricantes a modificar suas receitas e reduzir a quantidade de açúcar em suas bebidas", acrescentou o secretário do Tesouro, Robert Jenrick.

Mais da metade dos fabricantes agiram a esse respeito depois que o novo imposto foi anunciado há dois anos. Mas alguns dos maiores, como Pepsi e Coca-Cola, não modificaram a composição de suas bebidas.

apz/fb/sba/sgf/pb/ll