ASSINE
search button

Estudante da Faetec participa da competição NASA Rover Challenge nos EUA

Aluno Vitor Andrade disputará corrida em trajeto que simula terrenos extraterrestres

Compartilhar

Estudante da Faetec Henrique Lage, Vitor Andrade embarcou para os Estados Unidos, onde representará o Brasil no NASA Rover Challenge – competição anual da Agência Espacial Americana voltada para área de Ciência e Tecnologia. Ele e mais cinco jovens construíram um quadriciclo movido a força humana para disputar uma espécie de ‘rali no espaço’ – corrida em um trajeto que simula terrenos extraterrestres.

Cerca de 100 equipes de instituições de ensino de todo mundo participarão do desafio. O programa visa estimular o interesse dos jovens pela ciência e pela pesquisa na área de exploração do sistema solar. Na competição, que simula um rali no espaço, a equipe vencedora deve ultrapassar em menor tempo os diversos obstáculos no caminho, como lua, planetas, crateras, depressões, montanhas.

"Para mim, a ciência é o fundamento e a tecnologia, o futuro. Na construção deste carrinho, por exemplo, utilizamos conhecimento de engenharia, matemática, física e desenho técnico. Esse desafio proposto pela competição é um estimulo para nós", conta Vitor Andrade, aluno do curso Técnico de Máquinas Navais da Faetec.

Morador de São Gonçalo, Vitor é o único estudante da rede estadual de ensino na equipe. Para fazer parte deste time seleto, passou nas provas de inglês, matemática e raciocínio e na entrevista. Agora, é integrante do Spacetroopers - uma evolução do primeiro grupo brasileiro a participar do torneio, no ano passado. Aos 17 anos, viajará pela primeira vez ao exterior.

A NASA Rover Challenge acontece há 25 anos, mas só contou com uma participação brasileira em 2017. O grupo conquistou o prêmio de Melhor Equipe Internacional da competição e Pit Crew Award (prêmio concedido à equipe com maior resiliência, liderança e empenho em solucionar problemas durante a corrida).

A competição acontece nos dias 13 e 14 de abril. O projeto custou, aproximadamente, R$ 5 mil. Para arrecadar o dinheiro, os estudantes realizam bazar, receberam doações e desenvolveram ações de captação de recursos.