ASSINE
search button

Nasa planeja usar armas nucleares para 'lutar' com asteroides

Compartilhar

Cientistas estadunidenses elaboraram um plano para prevenir a possível colisão de qualquer corpo celeste com a Terra. Mas a nova ideia da NASA prevê usar armas nucleares.

O plano, conhecido como Hammer (martelo), consiste em enviar uma nave ao asteroide, caso ele seja perigoso, para que penetre dentro dele e detone uma carga nuclear. Tais ações devem ser feitas se o asteroide não for detectado a tempo, publica o portal BuzzFeed News. Se o asteroide for detectado a tempo, os cientistas estadunidenses também enviarão a nave, mas desta vez com carga convencional.

Hammer (Hypervelocity Asteroid Mitigation Mission for Emergency Response, na sigla em inglês) é um fruto da colaboração entre a Administração Nacional de Segurança Nuclear dos EUA, a Nasa e os departamentos de energia de duas empresas armamentistas norte-americanas.Até o momento, o plano mencionado continua sendo apenas um projeto e a nave ainda não foi construída.

O objetivo principal é fazer com que a nave do HAMMER colida contra o asteroide e coloque na sua parte interior uma carga convencional de 8,8 toneladas. Isso será realizado caso o corpo celeste seja pequeno. Mas se for grande, a nave da NASA levará consigo uma carga nuclear.

Vale destacar que atualmente os especialistas entendem o perigo que representa qualquer arma nuclear no espaço. Portanto, esta opção é considerada só em caso de um asteroide ser detectado demasiado tarde e só quando represente uma ameaça real para os seres humanos.

"O tamanho das ogivas nucleares estadunidenses seria suficiente para desviar um asteroide muito grande que apareça do nada", afirmou o físico David Dearborn do Laboratório Nacional Lawrence Livermore dos EUA ao BuzzFeed News.

Quanto aos detalhes do plano da NASA, eles serão anunciados durante uma conferência no Japão de especialistas em asteroides.

>> Sputnik