ASSINE
search button

Famosos apoiam campanha de conscientização sobre o cuidado com a mente e as emoções

Fernanda Keulla, Marcelo Marrom, Mauro Naves, Andréa Nóbrega são alguns que apoiam Janeiro Branco

Compartilhar

A campanha Janeiro Branco chega a sua 5ª edição e ganha o apoio de artistas e influenciadores digitais no Brasil. Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, a campanha, que acontece durante o mês de janeiro, tem como principal objetivo gerar uma reflexão na população sobre a importância do autoconhecimento para despertar a consciência sobre o cuidado com a mente e as emoções, visando o bem estar e melhor qualidade de vida.

Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Mistério da Saúde do Brasil indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo. Segundo a OMS (dados de 2017), a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.

A campanha, que foi idealizada por Leonardo Abrahão - psicólogo, palestrante e professor, já é projeto de lei em dezenas de cidades brasileiras, já passou por consulta pública  e deverá se tornar lei federal em breve!

“Escolhemos o mês de janeiro para mobilização pelo fato de que, por força cultural da simbologia atribuída à virada de ano, as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos e, a cor branca, porque, também simbolicamente, queremos mostrar às pessoas que, como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história, desenhando e redesenhando novas possibilidades perante a vida”, pontua Abrahão.

A principal estratégia do movimento consiste na realização de palestras gratuitas à população, onde psicólogos participantes do projeto abordam de maneira didática assuntos delicados como sexualidade, alterações de humor, depressão, e também aspectos emocionais específicos da infância e terceira idade.