ASSINE
search button

Arqueólogos encontram artigos gregos de 2.700 anos atrás

Dentre as peças, estão estruturas hídricas e estátua de Hécate

Compartilhar

Pesquisadores descobriram ambientes naturais, estruturas de sepultamento e representações de divindades gregas de 2.700 anos atrás em sítio arqueológico de Selinunte, antiga cidade grega ao sudoeste da Sicília, na Itália.

As descobertas foram possíveis graças à tecnologia de uma termocâmera "que revelou anomalias térmicas associadas a importantes estruturas de sepultamento, de 2.700 anos atrás", de acordo Fabio Pallotta, arqueólogo da Universidade de Camerino, responsável pelas escavações do Parque Arqueológico de Selinunte.

Foram descobertas também antigos encanamentos gregos e locais dedicados a cultos religiosos. "Encontramos em Selinunte as canalizações construídas pelos gregos, através das quais a água chegava às casas, além de novos ambientes domésticos destinados ao culto, como, por exemplo, altares cilíndricos", contou, por sua vez, Enrico Caruso, diretor do parque arqueológico.

Além disso, os pesquisadores encontraram a representação de uma deusa grega antiga, Hécate. Segundo o diretor do local, "a recuperação em Selinunte é a mais antiga de Hécate em todo o mundo grego".

Os arqueólogos também localizaram vasos dos coríntios, objetos ornamentais, estátuas e uma flauta, todos da Antiga Grécia.

A área do Parque Arqueológico de Selinunte está entre as maiores da Europa. Os motivos da destruição da cidade ainda são desconhecidos pelos arqueólogos, que iniciaram pesquisas no local há cerca de um ano.