Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

Astronauta que disse ter crescido 9 cm se desculpa por erro

Norishige Kanai tinha dito que cresceu 9 cm em viagem espacial

Agência ANSA

Um astronauta japonês, que havia afirmado que cresceu 9 centímetros durante uma viagem espacial, desculpou-se nas redes sociais, afirmando que as medidas estavam erradas.

Norishige Kanai está na Estação Espacial Internacional desde 17 de dezembro de 2017. Em uma publicação no Twitter, ele tinha declarado que "cresceu como uma planta" e que estava "preocupado" em caber na nave espacial Soyuz quando retornasse à Terra, em abril.

Porém, nesta quarta (10), o astronauta publicou um pedido de desculpas pelas "notícias falsas", pois, ao se medir novamente, constatou que cresceu somente dois centímetros depois de sair do solo terrestre. O crescimento de 2 a 5 cm no espaço é considerado normal. Isso ocorre porque, em zonas com menos gravidade, a coluna vertebral humana se distende como uma "mola", provocando um alongamento no corpo.

Em 2016, a NASA fez um estudo para comprovar as mudanças que o corpo humano sofre durante a permanência no espaço. Para isso, contou com a participação dos gêmeos Mark Kelly e Scott Kelly. Scott embarcou em uma viagem espacial e, durante o período de estadia na Estação Espacial Internacional, cresceu 5 cm, ficando mais alto que seu irmão Mark. Além disso, a permanência no espaço pode provocar fraqueza óssea e muscular, pois lá os astronautas flutuam, em vez de caminhar.

Tags: 9 cm, astronauta, crescimento, desculpa, erro

Compartilhe: