ASSINE
search button

Rússia volta a desenvolver foguetes espaciais reutilizáveis

Compartilhar

O Centro Estatal de Foguetes Makeev da Rússia decidiu retomar o desenvolvimento de foguetes reutilizáveis similares ao Falcon 9 – da empresa aeroespacial SpaceX.

O diretor do Departamento de Design do centro, Vladimir Degtyar, revelou que se trata do projeto do veículo de lançamento Korona (Coroa), que foi congelado em 2012 por falta de financiamento.

O Korona é um foguete de decolagem e aterrissagem vertical "completamente reutilizável" e, em comparação com o Falcon 9, conta com uma única etapa.

"Nosso foguete de lançamento não é um veículo espacial de várias etapas, cujas divisões se desprendem no transcurso de lançamento, mas se trata praticamente de uma nova nave espacial de decolagem e aterrissagem suaves, abrindo portas para que realizemos no futuro missões interplanetárias tripuladas", explicou Degtyar.

O Centro Estatal de Foguetes Makeev é um das maiores instituições da Rússia dedicadas à investigação e desenvolvimento de foguetes e tecnologia espacial. Entre 1992 e 2012, trabalhou no projeto Korona, para obter as principais soluções tecnológicas para construção de veículos de lançamento reutilizáveis, mas teve que abandonar este projeto ambicioso por falta de financiamento.

>> Sputnik