Jornal do Brasil

Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Ciência e Tecnologia

Reunião Científica na SBPRJ abordará questões relativas às diversidades sexuais

Palestras acontecem no dia 28 de setembro, na sede da entidade

Jornal do Brasil

Questões relativas às diversidades sexuais são a tônica das duas apresentações da reunião científica que a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) promove no dia 28, às 21h, na sede da entidade. 

'A partilha dos sexos, de Freud a Lacan' e 'O corpo que habito: Psicanálise e Diversidades Sexuais' são, respectivamente,  temas do psicanalista, psiquiatra, doutor em filosofia e dramaturgo Antonio Quinet e da psicanalista Ruth Lerner Froimtchuk.

A reunião científica é voltada a profissionais e estudantes de Psicanálise, Psicologia,  Ciências Sociais, Filosofia, Educação e da área de saúde interessados no tema
A reunião científica é voltada a profissionais e estudantes de Psicanálise, Psicologia,  Ciências Sociais, Filosofia, Educação e da área de saúde interessados no tema

Há cerca de dois anos, um grupo de estudos constituído por membros de diferentes referências/vértices psicanalíticos da SBPRJ foi atraído pelo tema das transgeneridades como expressão das diversidades sexuais no mundo contemporâneo. Das redes sociais às novelas, amplia-se, cada vez mais, a visibilidade das diferentes formas de expressão da sexualidade, atendendo a um interesse do público e, paralelamente, a uma maior atuação dos movimentos sociais.

Para a psicanalista Ruth Lerner Froimtchuk, a mídia cumpre o papel de divulgar essas novas expressões de gênero através daqueles que exibem suas histórias, buscando reconhecimento fora do âmbito do estigma de doença mental, crime e pecado que lhes é atribuído. Mas, segundo ela, a  mídia é também responsável pela espetacularização do fenômeno transexual, correndo o risco de transformar em produto de consumo algo que deveria ser da ordem de um encontro.

“Os avanços da biotecnologia trouxeram instrumentos e possibilidades sem limites de transformação dos corpos (sem excluir os interesses do mercado), contribuindo para a explosão das demandas de realização de cirurgias de redesignações sexuais. A Psicanálise não pode ficar alheia a esses fenômenos culturais e a seus efeitos na subjetividade do sujeito contemporâneo”, diz a psicanalista membro da SBPRJ.

Antonio Quinet, com a palestra 'A partilha dos sexos, de Freud a Lacan', abordará a questão da diferença sexual em Freud, fazendo também uma introdução às fórmulas da sexuação na obra de Lacan.

A reunião científica é voltada a profissionais e estudantes de Psicanálise, Psicologia,  Ciências Sociais, Filosofia, Educação e da área de saúde interessados no tema. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas antecipadamente mediante pagamento de taxa de R$ 20,00. Informações pelos telefones (21) 2537-1333 ou 2537-1115.  A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, no Humaitá.

Tags: antonio quinet, corpo, freud, lacan, psicanálise, ruth lerner froimtchuk, sexo, transgeneridade

Compartilhe: