ASSINE
search button

Hospital apresenta inovação em exame para tratamento de câncer de próstata

PET/CT com 68Ga-PSMA se baseia na presença de uma proteína na superfície celular

Compartilhar

Reconhecida por sua história de excelência, a São Carlos Saúde Oncológica celebra uma nova fase de investimentos e se renova com o que há de mais moderno em infraestrutura e tecnologia para garantir ainda mais qualidade no cuidado aos pacientes e suas famílias.

Um dos destaques é o novo PET/CT com 68Ga-PSMA, exame de alta complexidade que contribui para uma investigação mais completa e eficaz do câncer de próstata. O PET/CT é um dos equipamentos mais modernos de diagnóstico por imagem e utiliza técnicas da medicina nuclear e da radiologia para uma localização mais precisa de tumores, tornando-se fundamental para avaliação do estágio da doença.  

O exame PET/CT com 68Ga-PSMA se baseia na presença de uma proteína na superfície celular, o antígeno membrana específico da próstata.  Essa substância é super expressada neste tipo de câncer e nos seus focos metastáticos. Ao utilizá-las como alvos, o 68Ga-PSMA é capaz de identificar e localizar as células doentes, contribuindo para a escolha da melhor conduta médica para o paciente. E, quanto mais cedo o exame for realizado, mais rápido será definida a conduta terapêutica, o que consequentemente aumenta a chance de êxito no tratamento.

Indicações mais frequentes para estudo PET/CT com 68Ga-PSMA:

Estadiamento inicial em doença de alto risco;

Recidiva bioquímica, especialmente com baixos valores de PSA (de 0,2ng/ml a 10ng/ml);

Monitorização do tratamento sistêmico no câncer de próstata metastático resistente ou sensível à castração;

Vigilância ativa;

Guiar nova biópsia após biópsia negativa anterior com suspeita elevada de câncer de próstata.