ASSINE
search button

SpaceX lançará no espaço super computador que ajudará astronautas a chegar a Marte

Compartilhar

Um foguete Falcon 9 com o dispositivo a bordo decolará às 16h31 GTM (17h31, horário de Brasília) nesta segunda-feira (14) a partir de Cabo Canaveral.

A empresa aeroespacial estadunidense SpaceX está preparando o lançamento ao espaço do super computador Spaceborne Computer, que viajará a bordo de uma espaçonave de carga não tripulada, informa a AFP.

Nesta segunda-feira, o foguete Falcon 9 se dirigirá à Estação Espacial Internacional (EEI) transportando o cargueiro Dragon da SpaceX, com 2.900 quilogramas de fornecimentos a bordo e um computador sofisticado fabricado pela Hewlett Packard cuja função será dirigir os astronautas nas missões ao espaço distante, que serão realizadas no futuro próximo.

A decolagem acontecerá em Cabo Canaveral (Florida, EUA) e está agendada para as 16h31 GMT. Dez minutos depois de abandonar a superfície terrestre, o foguete realizará uma aterrissagem controlada, como parte da iniciativa da SpaceX de elaborar uma tecnologia que permita reutilizar os componentes de foguetes para lançamentos posteriores.

Se trata da 12ª viagem espacial oficial da empresa SpaceX, responsável pelo abastecimento dos astronautas da NASA que se encontram em órbita, segundo os termos de um contrato de 1.600 milhões de dólares. 

O objetivo dessa missão é testar o Spaceborne Computer durante um ano para descobrir se este é capaz de funcionar durante todo esse período, equivalente ao tempo que os astronautas precisam para chegar a Marte, e prestar ajuda aos tripulantes que lideram essa aventura.

Por sua vez, a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) calcula que as comunicações a partir do Planeta Vermelho demorem até 24 minutos a chegar à Terra.

>> Sputnik