ASSINE
search button

Distribuição de kits gratuitos para TV digital já começou no Rio de janeiro

Famílias inscritas em programas sociais já podem realizar o agendamento

Compartilhar

A distribuição de kits gratuitos às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal já está acontecendo na capital fluminense e outras 18 cidades do estado. O kit, composto por antena digital e conversor com controle remoto, permitirá que mais de 1,2 milhões de famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico na região, que acontecerá 25 de outubro. A distribuição é uma ação realizada pela Seja Digital – entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação do processo de digitalização da TV no Brasil, atendendo a determinações da Anatel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Os equipamentos são destinados às famílias da capital fluminense e outras 18 cidades do estado, inscritas em programas de assistência do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Para saber se está participando da distribuição, o beneficiário deve ligar para a central telefônica gratuita 147 ou acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, basta realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, que também deve ser feito no site ou central telefônica. Cada família beneficiária pode escolher o ponto de retirada mais próximo à sua residência, além da melhor data e horário para buscar os equipamentos. Nos pontos de retirada disponibilizados pela entidade, os beneficiários também recebem orientação técnica sobre a instalação da antena digital e do conversor.

“As famílias beneficiárias devem entrar em contato com a Seja Digital o quanto antes para verificar se têm direito ao kit gratuito e já realizar o agendamento. Com os equipamentos instalados, elas poderão assistir à programação da TV aberta com qualidade de imagem e som de cinema, antes mesmo do desligamento do sinal analógico”, comentou Vivian Bilhim, gerente regional da Seja Digital. 

Além do Rio, o sinal analógico de TV será desligado em outras 18 cidades da região: Itaguaí, Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Petrópolis, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá.  Nesses municípios, a partir do dia 25 de outubro, todos os televisores devem estar adaptados para receber o sinal digital. Os telespectadores devem verificar se o modelo de TV que possuem é compatível com a nova tecnologia e, caso não seja, será necessário conectá-lo a um conversor digital.