ASSINE
search button

Crianças com alergias respiratórias têm aumento de crises no inverno

Especialista explica o que pode ser feito  para amenizar alérgicas nos dias frios  

Compartilhar

Crianças com alergias respiratórias, como rinite e asma, acabam tendo problemas mais frequentemente nessa época do ano. Por isso, é necessário o controle do ambiente, principalmente no caso das crianças mais alérgicas.

Segundo a pediatra de São Paulo, Maria Júlia Carvalho, manter a casa e principalmente o quarto das crianças arejado e limpo, é essencial. Além disso é preciso retirar objetos que possam acumular pó, como bichinhos de pelúcia, tapetes, cortinas, protetor de berço e almofadas, locais em que os ácaros (grande causador das alergias respiratórias) costumam se fixar. 

“E de preferência, colchões e travesseiros devem ser forrados com materiais impermeáveis”, explica a médica.

Abaixo, a especialista listou alguns cuidados que podem ajudar a diminuir as crises alérgicas durantes o inverno:

- Não fumar e não permitir que fumem dentro de casa, pois a fumaça de cigarro é irritativa para as vias respiratórias;

- Nesta época de clima mais seco, pode-se umidificar os ambientes nos quais a criança passa  maior tempo, para amenizar possíveis irritações de pele e mucosas;

- Realizar lavagem nasal com soro fisiológico, pois ajuda a umedecer as vias aéreas superiores, auxilia na higiene nasal com remoção de secreções acumuladas e diminui a fixação viral na mucosa.  

Dra. Maria Julia Carvalho é formada pela UNICAMP (2004-2009). Fez residência em pediatria pela Santa Casa de SP (2010-2012). E é especialista em oncohematologia infantil pela Santa Casa de São Paulo (2012-2014). 

Plantonista na unidade de internação do hospital infantil Sabara e na UPA do Einstein de Perdizes |CRM-SP: 140436 |  RQE: 61973 facebook.com/dramajucarvalho