ASSINE
search button

Que tal aproveitar as férias para curtir a Natureza?

Descubra a beleza dos parques nacionais e apoie a sua conservação

Compartilhar

A época de férias escolares é sempre uma oportunidade para viajar. Para quem quer se divertir, descansar ou conhecer novos lugares, os parques nacionais brasileiros oferecem muitas opções, de Norte a Sul.

Criados para preservar a paisagem natural do País, as áreas de preservação ambiental também oferecem atrações turísticas para diferentes perfis de viajantes, desde os mais aventureiros, que vão em busca de adrenalina em paisagens de tirar o fôlego, até os mais tradicionais, que preferem a tranquilidade de estar próximos à natureza.

Além de conhecer novas paisagens, ao visitar os parques, também é possível movimentar a economia das comunidades locais e contribuir para a gestão e manutenção das áreas de conservação. Na opinião de Ivan Baptiston, diretor do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), a presença de visitantes é essencial para manter tanto a estrutura do parque como a conservação das espécies que ali vivem. “Temos uma relação de mão dupla com nossos visitantes. Pois ao mesmo tempo que em que oferecemos momentos de conexão com o meio ambiente e experiências únicas, também fortalecemos a conscientização ambiental e a importância da conservação”, afirma.

Atualmente o Brasil conta com 72 parques nacionais, que atuam como unidades de conservação de proteção integral da natureza, de acordo com o Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza. Além do objetivo primário de conservação, essas áreas também promovem a aproximação com a natureza, que traz diversos benefícios para a sociedade. “Com o aumento da tecnologia e do estresse da vida moderna é fácil nos afastarmos da natureza. Mas é preciso lembrar que a proximidade com áreas naturais, como florestas, mares e montanhas nos ajuda a relaxar, desestressar e melhora a concentração”, explica Leide Takahashi, gerente de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

Conheça alguns parques da região Sudeste

1) Parque Nacional de Itatiaia

Entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, foi a primeira unidade de conservação criada no Brasil, em 1937. É localizado no maciço de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira e faz jus ao nome, que em tupi significa: penhasco cheio de pontas, ou pedra pontuda. O parque abriga alguns dos picos mais altos do Brasil, com cerca de 2.800 m de altitude, a famosa cachoeira Véu de Noiva e trilhas com rica vegetação natural.

2) Parque Nacional da Tijuca

No Rio de Janeiro (RJ), esse parque é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo. Com atrações conhecidas internacionalmente, como o Corcovado, a Pedra da Gávea e a estátua do Cristo Redentor, essa unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza é localizada integralmente na cidade do Rio de Janeiro. As trilhas também levam os turistas por grutas e cachoeiras de grande beleza e rica biodiversidade.

3) Parque Nacional da Serra da Canastra

Localizado nas cidades de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no estado de Minas Gerais, o Parque Nacional da Serra da Canastra abrange as nascentes de dois rios brasileiros, o São Francisco e Araguari, e também dois chapadões, da Canastra e das Sete Voltas. Essa rica hidrografia e cobertura vegetal abriga várias espécies de animais, muitas delas oficialmente ameaçadas de extinção.  Com esse cenário, é possível desfrutar do passeio de balão pela Serra, banho nas cachoeiras, trilhas feitas a pé ou de carro e muitas outras opções.

4) Parque Nacional da Serra do Cipó

Também em Minas Gerais, o Parque Nacional da Serra do Cipó é uma unidade de preservação de rios, córregos, cachoeiras, cânions, vegetação diversificada, paredões, cavernas e trilhas. Essa riqueza natural abriga muitas espécies da fauna brasileira, mas também fornecem várias opções de atividades, como banhos em cachoeira e em piscinas naturais e passeios pelos cânions.

5) Parque Nacional do Caparaó

Na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, esse parque virou um dos ícones no montanhismo do Brasil, principalmente por causa do Pico da Bandeira, conhecido como um dos pontos mais altos do país. Porém, apesar de a escalada ser uma das atividades oferecidas com mais destaque, é necessária uma boa preparação física para encarar os 2.800 m de altura. Quem não curte o montanhismo pode aproveitar o camping e as trilhas para caminhadas.

6) Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Terceiro parque mais antigo do país, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos está localizado no estado do Rio de Janeiro e é um importante marco da história das unidades de conservação no Brasil. Por estar dentro da área de Mata Atlântica, o local possui fauna e flora rica e diversificada, mas o que chama mais a atenção são as opções de atividades esportivas. Quem gosta de algo mais radical pode praticar escalada, caminhada, rapel e ainda tem acesso a piscinas naturais, áreas para piquenique e camping.

7) Parque Nacional da Serra da Bocaína

Localizado da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, esse parque ficou famoso pelas inúmeras possibilidades de trilha, longas ou curtas, mais leves ou bem radicais, para quem gosta de caminhar ou então prefere ir de bike.  O local também tem várias opções para banhos em cachoeiras e até mesmo no mar, mas também é procurado por quem quer descansar apreciando a biodiversidade, o turismo histórico e cultural da região.

Para saber mais sobre como visitar parques nacionais, acesse o Wikiparques, plataforma colaborativa que disponibiliza informações gratuitas sobre os parques nacionais e outras áreas protegidas do país.

Wikiparques: www.wikiparques.org