ASSINE
search button

Itália vacinará 7 mil após descobrir fraude de enfermeira

Assistente sanitária fingia que aplicava imunização em Friuli

Compartilhar

Mais de sete mil crianças e adolescentes de Friuli, na Itália, precisarão tomar novas vacinas após uma investigação revelar que uma assistente sanitária fingia que aplicava a imunização em um centro médico.

De acordo com uma nota divulgada neste domingo (30) pela força-tarefa criada para avaliar o caso, o número de crianças corresponde a um terço daquelas que foram atendidas pela enfermeira, que não teve o nome divulgado.

A decisão de vacinar mais de sete mil pessoas, com mais de 20 mil doses, é por uma "preocupação" máxima de não deixar as pessoas desprotegidas.

"O que está claro já hoje é que algumas vacinas foram aplicadas de maneira falsa. Destacamos que apenas uma parte das doses ministradas pela assistente foi feita incorretamente. Aqueles que foram vacinados estão certamente protegidos", disse o diretor-geral da AAS3, Pier Paolo Benetollo, que atua na força-tarefa.

A fraude da assistente ocorreu entre 16 de novembro de 2009 e 18 de dezembro de 2015, enquanto ela atuava na Codroipo. Agora, todas as crianças e adolescentes serão submetidos a novas vacinações.