ASSINE
search button

Especialista esclarece dúvidas sobre redução de mama

Compartilhar

Enquanto algumas mulheres querem aumentar e turbinar as mamas, muitas outras sonham em diminuir o número do sutiã. O motivo pode ser estético, mas há casos em que a redução é recomendada por prejudicar a saúde da mulher. 

Mulheres com as mamas muito grandes, em que começam a apresentar dores nas costas, alteração postural por conta do peso da mama e dores no pescoço já podem optar pela cirurgia.

Neste caso a mamoplastia redutora é ideal, pois remove o excesso de gordura, da glândula  e da pele para atingir um tamanho proporcional ao corpo da mulher adequando a largura dos ombros com a cintura. A cirurgia proporciona também um lifting na mama, deixando-a menor e mais firme.

A anestesia é a geral e para isso o médico deve sim solicitar exames clínicos, como de sangue e eletrocardiograma, além de checar se há nódulos nas mamas e os antecedentes pessoais e familiares de doenças como hipertensão, diabetes, alergias, quelóides. A cirurgia demora em torno de 3 horas e é possível fazer a cirurgia a partir dos 15 anos. O resultado final demora até 6 meses.

O especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. André Colaneri aconselha a paciente no pós operatório evitar esforço, banhos quentes e demorados e não tomar anticoagulantes. Também evitar dirigir, deitar de lado e fazer quaisquer exercícios por 30 dias e para braços por 2 meses. Além de usar sutiã cirúrgico por 45 dias. 

O especialista alerta, “a mama é composta por glândulas e gordura. Caso a paciente engravide ou tenha alteração hormonal, a glândula pode crescer. Se engordar a gordura pode aumentar”. Os cuidados são necessários no pré, durante e pós-operatório para obter bons resultados.

Sobre o Dr. André Colaneri

O cirurgião plástico é especialista e membro pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O especialista fala sobre diferentes assuntos dentro da cirurgia plástica, como cirurgia íntima (ninfoplastia; monte de vênus; correção dos grandes lábios), próteses em geral (mama, panturrilha, glúteo etc), lifting, lipoaspiração, lipoescultura, lipo-abdominoplastia, reconstrução de mama, rinoplastia, blefaroplastia, mentoplastia etc.