Jornal do Brasil

Quinta-feira, 29 de Junho de 2017

Ciência e Tecnologia

Especialistas russos criam matéria que pode tornas os objetos invisíveis

Sputnik

Podemos nos tornar invisíveis graças a uma matéria "mágica" inventada pelos pesquisadores russos. Além disso, esta substância fora do comum pode tornar tudo o que nos rodeia transparente, incluindo veículos e prédios.

Cientistas russos do Instituto de pesquisa Tekhnomash, que faz parte da corporação Rostec, desenvolveram matérias únicas que podem tornar os objetos completamente ou parcialmente invisíveis graças às suas caraterísticas surpreendentes, diz o comunicado da corporação Roselectronica, que também faz parte da Rostec.

Estas matérias, controladas eletricamente, segundo os pesquisadores, são capazes de "camuflar" os objetos no seu campo visual. Elas podem imitar cores e as intensificar, bem como criar representações gráficas complexas, incluindo folhas que se movem com o vento.

Esta invenção se tornou possível graças a choques elétricos. Estas matérias permitem dissimular completamente um objeto.

"As matérias sintéticas têm enormes potencialidades para contrariar as armas de precisão", declarou Igor Klotchko, diretor-geral da empresa.

Klotchko acrescentou que esta tecnologia seria eficaz graças a sua camuflagem visual e não graças a uma camuflagem térmica ou eletromagnética.

Foi notado também que os construtores e engenheiros de todo o mundo tentam criar "uma capa de invisibilidade" universal para os objetos militares. Entretanto, são poucos os que alcançaram o objetivo.

Em 2012, os cientistas da Universidade do Texas conseguiram criar "uma capa de invisibilidade" composta de fibras de carbono. O tecido cria a ilusão que o objeto, sobre qual foi colocado, vai desaparecer.

Sputnik

Tags: CIÊNCIA, agência, cientistas, sputnik, tecnologia

Compartilhe: