ASSINE
search button

'Science': Demissão de Kalil pode atrasar vacina contra dengue no Brasil

Artigo com especialistas alerta para questões políticas prejudicando setor de saúde

Compartilhar

A revista Science traz em sua edição desta semana (1 de março) uma matéria sobre as questões políticas que envolvem a vacina contra a dengue.

Segundo a reportagem uma promissora vacina contra a dengue enfrenta um futuro incerto no Brasil, dizem os cientistas, após a demissão de um imunologista proeminente que tem supervisionado os testes clínicos da preparação.

Na semana passada, de acordo com a publicação, o governo do estado de São Paulo retirou Jorge Kalil como diretor do Instituto Butantan, na sequência de acusações de irregularidades administrativas feitas contra ele por um ex-colega. 

> > Science Brazil’s dengue vaccine in jeopardy

Science aponta que anunciada a demissão de Kalil em 21 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin elogiou-o como um "grande cientista" e disse que desejava continuar a liderar o programa de vacina contra a dengue do Butantan. Kalil disse à Science Insider que ele vai recusar esse convite. Ele nega as acusações contra ele e diz que é impossível continuar liderando o programa de vacina de fora do instituto. 

"Este não é um projeto isolado; É algo que exige um esforço coordenado por toda a instituição ", diz ele. 

"Eu não posso aceitar algo assim."

Cientistas aqui e no exterior protestaram contra a demissão de Kalil. Pesquisadores e funcionários do Butantan organizaram protestos na semana passada, e a fábrica de vacinas contra a gripe do instituto fechou por volta do meio dia na sexta-feira, exigindo seu retorno. 

Em uma carta de 23 de fevereiro ao governador Alckmin, Anna Durbin, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em Baltimore, Maryland, que liderou os ensaios clínicos iniciais da vacina, escreveu que o programa da vacina contra a dengue fez um "enorme progresso" sob a gestão de Kalil e esse impulso pode ser "revertido pela remoção de sua liderança do Instituto Butantan".

O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA (NIAID) desenvolveu a versão inicial da vacina TV003 - projetada para proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue - e patrocinou os ensaios clínicos iniciais, que foram concluídos em 2012. NIAID então licenciou o Preparação para o Instituto Butantan, uma empresa estatal de pesquisa biomédica e instalações de produção de vacinas aqui, para desenvolver a vacina e realizar ensaios clínicos no Brasil, onde a dengue é uma ameaça endêmica. A vacina produzida pelo Butantan está sendo testada em 14 instituições em todo o país, em um estudo randomizado de fase III de US $ 100 milhões, patrocinado pelo governo federal do Brasil.

Stephen Whitehead, cientista associado sênior do NIAID, que liderou o desenvolvimento dos vírus atenuados da vacina, também escreveu a Alckmin, argumentando que as habilidades de liderança de Kalil eram "essenciais" para a continuação do programa e que sua remoção do Butantan poderia ter " O Estado de São Paulo e o Brasil "." Sua capacidade de solicitar apoio a esforços científicos sólidos, desenvolver o marco para sua realização e alcançar parceiros internacionais é indispensável para o sucesso e credibilidade do instituto ", escreveu Whitehead.

As organizações científicas brasileiras também fizeram lobby em nome de Kalil. Em carta pública a Alckmin, divulgada em 22 de fevereiro, a Sociedade Brasileira para o Avanço da Ciência e as academias de ciências brasileiras e paulistas pedem que "aparentes conflitos políticos de interesse envolvidos nesta crise não interrompam projetos tão relevantes para o Brasil E do mundo ".

Em declarações à imprensa, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo afirmou que Kalil foi demitido por "graves problemas administrativos" detectados no instituto durante esse mandato - ele é diretor desde 2011 - e por não respeitar a hierarquia.

Kalil acredita que sua remoção resultou de motivações pessoais e políticas. Ele diz que vai se concentrar novamente em seus outros compromissos na Faculdade de Medicina e Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, onde é professor sênior de imunologia.

Alckmin nomeou Dimas Tadeu Covas, professor de hematologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, como novo diretor da Butantan. "Espero que a pessoa selecionada para liderar o programa de vacina contra a dengue entenda o imenso esforço que leva para ver uma vacina", escreveu Durbin em um e-mail para ScienceInsider.

Leia Também

> > 'Le Monde': Brasil, o reinado da impunidade

> > 'Le Figaro': Economia do Brasil enxerga luz no fim do túnel

> > 'The Guardian': Marie Collins abandona órgão de proteção à criança do Vaticano

> > 'The Wall Street Journal': Trump muda tom em primeiro discurso no Congresso

> > 'The Guardian': Casal Obama fecha acordo milionário com editora