ASSINE
search button

Turistas espaciais farão viagem em torno da lua pela primeira vez na história

Compartilhar

A empresa espacial americana SpaceX planeja enviar dois turistas para uma viagem à Lua em 2018, diz-se em um comunicado de imprensa divulgado há pouco.

"Estamos felizes por anunciar que duas pessoas participaram das conversações com a SpaceX em relação à viagem em torno da Lua nos finais do ano que vem. Elas já depositaram uma parte significativa do pagamento adiantado para viajar à Lua", comunica-se no documento.

Conforme frisou a empresa, há outros interessados em tais voos.

A SpaceX agradeceu a agência espacial americana NASA pelo patrocínio que permitiu a criação da astronave Dragon 2, sendo que esta será usada em tandem com o foguete Falcon. Este fornece dois terços da propulsão do foguete Saturn V que a NASA usava para enviar os astronautas à Lua.

Além disso, a empresa lançará a nave espacial Crew Dragon em regime automático até a Estação Espacial Internacional no segundo trimestre de 2018. No futuro, se planeja efetuar até 4 voos semelhantes por ano. Segundo a previsão, o envio dos turistas espaciais se efetuará a partir de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

"Esta é uma oportunidade para as pessoas voltarem ao espaço distante pela primeira vez em 45 anos, e elas irão viajar pelo Sistema Solar de modo mais rápido e para mais longe que todos os [astronautas] no passado", assinalou a SpaceX.

A distância até o único satélite natural da Terra, ou seja, da Lua, constitui em médio 384.467 quilômetros. Até hoje, o único programa de voos à Lua foi o americano Apollo. Entre os anos 1969 e 1972, os astronautas americanos pisaram a superfície da Lua e voltaram ao nosso planeta 6 vezes.

> > Sputnik