ASSINE
search button

Confira algumas dicas para deixar seu coração na batida certa durante o carnaval 

Evite abusos e aproveite a folia sem imprevistos

Compartilhar

Durante o carnaval, a folia é grande e os dias de festas são muitos. Porém, algumas pessoas acabam prejudicando sua saúde com noites mal dormidas, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas ou energéticos, exposição às temperaturas elevadas e pouca ingestão de água ou bebidas isotônicas. 

Segundo o  coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Elcio Pires Junior, é preciso prudência e cautela para aproveitar os dias de festa com segurança e saúde, já que a mistura de álcool e energético pode potencializar o risco de arritmias, pois as duas substâncias alteram a sensibilidade do músculo cardíaco. Além disso, o uso excessivo de bebidas alcoólicas misturadas com energéticos também pode alterar o sono, o humor e trazer problemas de déficit de atenção. “Em alguns casos podem acontecer até quadros de hipertensão arterial”, alerta o médico.

Ainda de acordo com o especialista, é preciso estar atento às altas temperaturas comuns durante as festas de carnaval. “Crianças e idosos devem receber atenção redobrada nessa situação, já que a desidratação é mais fácil de acontecer nestas duas faixas etárias”, explica Elcio.

No entanto, emergências podem acontecer e, se for o caso, o mais recomendado é procurar serviço e profissionais especializados nos Prontos Socorros. Pacientes cardiopatas devem ficar ainda mais cautelosos e terem bom-senso, além de ingerir os medicamentos indicados corretamente. “No geral, é preciso controlar o consumo do álcool, se alimentar corretamente, estar sempre hidratado e curtir a festa”, finaliza o especialista. 

Dr. Elcio Pires Júnior é coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. facebook.com/Dr-Élcio-Pires-Júnior-Cirurgião-Cardíaco