Jornal do Brasil

Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Ciência e Tecnologia

Evento 'Veganismo' vai discutir aspectos da relação entre homens e animais

Jornal do Brasil

A Facha – Faculdades Integradas Hélio Alonso promove, no dia 16 de março, a partir das 19h, a primeira edição do evento Veganismo, série de palestras sobre os aspectos éticos, socioambientais, jurídicos e de saúde envolvidos na relação entre homens e animais.

Organizado pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição e pelo Veg Rio, grupo sem fins lucrativos que promove o respeito aos animais, ao meio ambiente e à saúde, o evento contará ainda com as participações das ONGs Mercy For Animals Brasil, Oito Vidas e Suipa - Sociedade União Internacional Protetora dos Animais.

Os temas centrais serão antropocentrismo, direito e animais.

Organizado pelo Núcleo de Prática Jurídica da Facha e pelo Veg Rio, evento contará ainda com participações das ONGs Mercy For Animals Brasil, Oito Vidas e Suipa
Organizado pelo Núcleo de Prática Jurídica da Facha e pelo Veg Rio, evento contará ainda com participações das ONGs Mercy For Animals Brasil, Oito Vidas e Suipa

Segundo Marcelo Turra, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Facha, o evento tem como objetivo a conscientização de acadêmicos e da população em geral para a relação entre humanos e não humanos que precisa ser, urgentemente, repensada.

“O NPJ, de forma pioneira, defende os direitos dos animais e prega a abolição por completo de sua utilização para fins humanos. O nosso evento terá a participação de ONGs de defesa e proteção dos animais que disponibilizarão informações sobre maus-tratos, abandono, posse responsável e adoção. Empresas parceiras vão informar sobre veganismo, vegetarianismo e alimentação saudável”, explica Turra.

A Veg Rio terá expositores vendendo livros, alimentos e cosméticos sem ingredientes de origem animal e produzidos sem a realização de testes em animais. A ideia do grupo é mostrar que é possível consumir e, ao mesmo tempo, respeitar os animais e o meio ambiente. 

Representantes da Mercy for Animals, organização que se dedica a combater a crueldade contra animais e uma das maiores e mais importantes organizações de direitos animais do mundo, vão distribuir folhetos de conscientização.  O mesmo trabalho será realizado pela equipe da ONG Oito Vidas, que cuida de felinos.

Entre as palestras estão:

· Antropocentrismo Jurídico (Julio Dornelles, advogado, professor de direito e orientador do NPJ III da FACHA)

· Aspectos Éticos e Impacto Sócio Ambiental do Uso de Animais (Daniel Cruz, membro do conselho nacional e voluntário da ONG Mercy For Animals Brasil)

· Saúde e Vegetarianismo: É possível? (Laura Ohana, médica endócrino pediatra, integrante do grupo Veg Rio)

A Suipa ficará responsável por uma campanha de adoção, das 14h às 16h, a primeira realizada em um campus de faculdade. “Nós atuamos a partir de três pilares: conscientização sobre a importância da adoção e do não abandono, debate sobre a esterilização e massificação do conceito da adoção responsável. E é esse o recado que levaremos ao evento”, ressalta a diretora da instituição, Sylvia Rocha. Durante o evento serão vendidos produtos com a marca da Suipa e divulgadas todas as informações para quem quiser se associar à instituição. 

Serviço: Veganismo

Data: 16 de março, quinta-feira, às 19h

Local: Facha - Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo

Entrada franca

Tags: MEIO AMBIENTE, SAÚDE, abandono, adoção, animais, mercy for animals, oito vidas, suipa, veg rio, vegerarianismo

Compartilhe: