ASSINE
search button

Iamspe dá dicas de como conservar medicamentos em casa

Uso de remédios fora da validade ou armazenados incorretamente pode ser prejudicial à saúde

Compartilhar

Em que local da sua casa você guarda os seus remédios? Você possui uma pequena farmácia em casa? Ao usar medicamentos, sejam comprimidos, pomadas, cremes e similares, é importante ter cuidado com a validade, locais e a forma de armazenamento. Confira algumas dicas do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe):

Conservação

A maioria dos medicamentos é sensível à luz e, por isso, deve permanecer em sua embalagem original, longe de lugares úmidos, quentes ou frios, como o armário do banheiro, porta-luvas de veículos ou em cima da geladeira.

Fique de olho na validade

Não use medicamentos com data de validade vencida. Além de perderem a sua eficácia, existem fatores de risco que podem prejudicar o tratamento ou até causar intoxicação.

Remédio devidamente separado

É comum que as pessoas tenham uma pequena farmácia em casa, porém, é importante guardar os medicamentos junto com a bula e separados de outros produtos, como os cosméticos.

Não descarte a embalagem

Um organizador de comprimidos pode ser utilizado, pois ajuda a separar medicamentos por dia e horário. No entanto, evite descartar a embalagem que acondiciona o remédio, algo que pode alterar a composição das substâncias. Prefira fazer um recorte da embalagem, preservando o comprimido, e só utilizá-lo no momento da medicação.

Fique frio

Alguns remédios, como a insulina, precisam ser guardados na geladeira. Entretanto, não devem ser colocados na porta. Neste caso, siga a orientação do fabricante para garantir a sua eficácia. Também é importante que o paciente mantenha todo o tipo de medicamento fora do alcance de crianças, que podem confundi-lo com balas, sucos ou doces.

Proteja a natureza

Para evitar a contaminação da água, dos rios e do solo, não jogue no vaso sanitário nem no lixo doméstico os restos de medicamentos ou os que estão com a validade vencida. Faça o descarte de forma adequada em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou drogarias.

Para essas e outras informações sobre o uso e armazenamento correto de medicamentos, o Iamspe criou uma manual. Confira aqui o material.

É importante lembrar que nenhum remédio deve ser utilizado sem o conhecimento do médico, por isso evite a automedicação.