ASSINE
search button

Exageros de final de ano podem colocar as comemorações e a saúde em risco

Não abandonar dieta, exercícios e medicamentos são ações fundamentais nessa época

Compartilhar

Final de ano é uma época repleta de festividades, prazos e compromissos. Planejamento da viagem de férias, fechamento de relatórios anuais, compra de presentes, confraternizações com os colegas de empresa e com a família, Natal e depois o Réveillon. Tudo cercado de comida e sobrecarga de responsabilidades, ou seja, excessos que podem colocar em risco a saúde e todos os planos para o próximo ano.

Segundo a ISLA-BR (International Stress Management Association do Brasil), no fim de ano o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75% em relação aos outros períodos do ano. De acordo com o cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sobral, o estresse é um grande vilão, pois em altos níveis, ele pode resultar em arritmias, insuficiência cardíaca e até o infarto do miocárdio. Isso porque fortes emoções podem fazer com que o corpo sofra uma descarga de adrenalina que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial.

Outro perigo para a saúde nessa época é a má alimentação, já que neste tempo de farra gastronômica aumenta o consumo de açúcar, gordura, sal e bebidas alcoólicas. Finalizar 2016 com este tipo de exageros propicia o espessamento das artérias, danifica o fígado e o pâncreas, desorganiza a pressão sanguínea e eleva o nível de colesterol.

“Para que estes problemas não atrapalhem as comemorações, o ideal é não abandonar totalmente a dieta, os medicamentos, continuar praticando atividades físicas e tentar se manter calmo. Quanto à alimentação, é preciso tomar cuidado com a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos e dar preferência ao consumo de aves, lombo suíno magro, frutas, sucos e saladas. Já em relação ao estresse, assumir o controle da situação e procurar não deixar tudo para a última hora é fundamental para um final de ano mais tranquilo”, finaliza Sobral.

Sobre o especialista

Doutor Marcelo Luiz Peixoto Sobral é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB, Membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). MBA Executivo em Saúde pela FGV. Cirurgião Cardiovascular da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo com mais de 4.000 cirurgias realizadas.