ASSINE
search button

14ª Olimpíada solidária chega a sua última semana.Brasil está em segundo lugar no ranking mundial

Iniciativa já superou marca de R$ 1.3 mi convertidos das horas de leitura eestudo em todo o mundo

Compartilhar

Até 5 de dezembro, uma competição solidária vem mobilizando 41 bibliotecas em diversas regiões do país, que devem somar as horas de leitura de seus usuários, que revertidas em recursos, ajudarão na montagem de uma biblioteca comunitária.

Trata-se da Olimpíada Solidária – um projeto mundial, realizado há 14 anos, com o objetivo de incentivar a leitura, a solidariedade e o aumento da frequência às bibliotecas. O Brasil já está próximo da meta nacional, que são 50 mil horas de leitura e estudo, e ocupa o 2º lugar na competição mundial, que reúne países como Espanha, França e Bélgica.

No Brasil, a disputa pelo primeiro lugar segue acirrada: a Biblioteca da PUC-Rio ocupa o primeiro lugar, seguida pela Biblioteca do CCBB (RJ). Bibliotecas localizadas em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pará e Ceará participam da competição.

Confira a lista completa de participantes em www.olimpiadasolidaria.com

A Olimpíada Solidária é um projeto mundial nascido em 2002 na ONG espanhola Coopera. O principal objetivo da Olimpíada é atrair pessoas de todas as idades para as bibliotecas cadastradas, seja para ler ou estudar, permitindo, assim, que milhares de outras pessoas tenham acesso ao livro e leitura.

No Brasil, os recursos provenientes da Olimpíada Solidária permitirão que um espaço abandonado dentro da Comunidade de Santo Amaro seja reformado, dando lugar e uma nova biblioteca.

Leitura e conhecimento como instrumento de inclusão social

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2015 pelo Instituto Pró-Livro e executada pelo Ibope, 44% dos entrevistados declarou não ter lido nenhum livro nos últimos três meses. “Acreditamos que leitura e conhecimento são importantes instrumentos de empoderamento para mudança de uma realidade local e inclusão social. Através da Olimpíada Solidária, queremos envolver pessoas de todas as idades nessa “corrente do bem” e transformar horas de leitura e estudo numa nova biblioteca comunitária para o projeto Conto a Conto, primeira na comunidade Santo Amaro, no Rio de Janeiro” explica Andrea Gomides, diretora do Instituto Ekloos, responsável pela iniciativa no Brasil.

Sobre a Olimpíada Solidária de Estudo 

A Olimpíada Solidária é focada no público jovem e quer estimular a reflexão sobre os valores da solidariedade e da responsabilidade social, sensibilizando os jovens quanto às realidades socioeconômicas e políticas das populações menos favorecidas e dando-lhes a oportunidade de viver de maneira ativa estes valores.

Nas 14 edições, já foram acumuladas mais de 3.3 milhões de Euros doados para projetos sociais, convertidos através das horas de leitura e estudo.

No Brasil, ela é realizada pelo Instituto Ekloos desde 2007, mas é internacionalmente coordenada pela ONG ACTEC, da Bélgica, e pelas ONGs espanholas Coopera e Cooperación Internacional (CI), que se dedicam à realização de projetos de cooperação no âmbito da Educação e têm como missão promover o desenvolvimento humano de acordo com a dignidade das pessoas.