Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Março de 2017

Ciência e Tecnologia

ANM elege três novos Membros Titulares em sessão de 27 de outubro

Jornal do Brasil

Em mais uma Sessão marcante para a história da Academia Nacional de Medicina, na última quinta-feira (27) foram realizadas eleições para preenchimento de 03 vagas de Membro Titular. Em Sessão Secreta, e com a presença física de 79 Membros Votantes em um total de 92 votos (13 por correspondência), foram eleitos Membros Titulares os Professores Mauricio Gomes Pereira (Brasília), Natalino Salgado Filho (Maranhão) e Paulo Marcelo GehmHoff (São Paulo). Na mesma Sessão, foi concedido o título de Honorário Nacional para os Professores Dario Birolini(SP) e Flávio Antônio Quilci (MG); e de Correspondente Estrangeiro para o Professsor Rodrigo Vianna (EUA). 

Novos Membros Titulares: Dr. Paulo Hoff, Dr. Natalino Salgado, Presidente da ANM Acad. Francisco Sampaio, Dr. Maurício Gomes Pereira
Novos Membros Titulares: Dr. Paulo Hoff, Dr. Natalino Salgado, Presidente da ANM Acad. Francisco Sampaio, Dr. Maurício Gomes Pereira

O Professor Paulo Marcelo GehmHoff (São Paulo) foi eleito para ocupar a Cadeira de nº 58, vaga em razão da passagem a Emérito do Acadêmico Yvon Toledo Rodrigues, cujo patrono é o Dr. Aloysio de Castro. Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1991), Doutorado e Livre-docência em Oncologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Professor Associado e Vice-chefe de Departamento na Universidade do Texas, M.D. Anderson Cancer Center. Foi Diretor do Grupo de Câncer Colorretal do National Surgical Adjuvant Bowel and Breast Project (NSABP) e do Southwest Oncology Group (SWOG).É Diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Professor Titular da Disciplina de Oncologia do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Diretor Geral do Instituto do Câncer od Estado de São Paulo (ICESP); Presidente da Comissão Científica em Vigilância Sanitária(CCVISA – ANVISA);Membro do Conselho Diretor da American Society of Clinical Oncology e Membro do Comitê de Desenvolvimento Profissional.

Já o Professor Mauricio Gomes Pereira, de Brasília, foi eleito para ocupar a Cadeira de nº 16, vaga em razão do falecimento do Acadêmico Julio Studart de Moraes, cujo patrono é o Dr. Érico Marinho da Gama Coelho.Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962),tem o título de Mestre pela Universidade de Bruxelas (1974), e de Doutor pela Universidade de Columbia(1977), e é Professor Emérito de Epidemiologia da Universidade de Brasília.Além disso, exerceu a função de editor da revista Brasília Médica durante 8 anos. Foi assessor de diversas instituições, tanto na esfera nacional, como CNPq, CAPES, FINEP, Ministério da Saúde e Ministério da Educação, quanto internacional, como UNESCO, UNICEF, Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Atua principalmente nas áreas de epidemiologia, informação para a saúde e comunicação científica, tendo diversos artigos e livros publicados no tema.

O Professor Natalino Salgado Filho, do Maranhão, foi eleito para ocupar a Cadeira de nº 19, vaga em razão do falecimento do Acadêmico Clementino Fraga Filho, cujo patrono é o Dr. Manoel Victorino Pereira. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Em 1987 concluiu o Mestrado e em 1994, o Doutorado, ambos em Nefrologia, na Escola Paulista de Medicina.De 1978 a 1979, chefiou o Serviço de Emergência do Hospital Presidente Dutra e de 1979 a 1980, o Serviço de Documentação Científica. Fundou, em 1978, o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, oportunidade em que levou para São Luís o primeiro rim artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise do Estado.Fundador e primeiro Presidente da Sociedade Maranhense de Nefrologia e membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Foi Reitor eleito da Universidade Federal do Maranhão por dois mandatos, onde também é Professor Titular de Nefrologia. É Membro da Academia Maranhense de Medicina e do Instituto Histórico-Geográfico Maranhense. Autor de livros e de diversos artigos científicos publicados em periódicos da especialidade.

A presença em grande número dos Membros da ANM, entre Titulares e Eméritos, foi celebrada pelo Presidente Francisco Sampaio, que destacou o fato de que, além dos Acadêmicos presentes, estas eleições contaram com 13 Acadêmicos que votaram por correspondência, consagrando a inovação implementada pela primeira vez em 16 de junho de 2016. 

Tags: Academia, eleição, escolha, medicina, titular

Compartilhe: