ASSINE
search button

Jornada de Foguetes aproxima jovens das ciências espaciais

Evento mobiliza anualmente estudantes, professores e escolas de todo o país

Compartilhar

Você sabia que um foguete feito com garrafa pet pode voar até 300 metros de distância? Caso duvide, a Jornada de Foguetes, organizada pela 10ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), mostrará que é possível. Além de estimular o aprendizado dos jovens, ao colocarem a teoria em prática, o evento, que será realizado na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro, ainda contará com a presença de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, engenheiros da Agência Espacial Brasileira, entre outros.

Esse ano, as novidades ficam por conta da duração e da organização da Jornada, estendida para duas semanas e dividida em três edições devido ao grande número de participantes. Foram inscritas 40 equipes na 9ª Jornada (que acontece de 31/10 a 3/11), 25 equipes na 10ª Jornada (de 4/11 a 7/11) e 35 equipes na 11ª Jornada (de 7/11 a 10/11), num total de 365 participantes, entre estudantes e professores. As equipes foram selecionadas a partir da 10ª MOBFOG, realizada junto com a 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em maio. A edição de 2016 da MOBFOG recebeu 86.606 alunos. Participaram 1.783 escolas espalhadas pelo país.  

- Participam das Jornadas estudantes de todo país, com diferentes realidades e, para muitos, a dificuldade é enorme para chegar até Barra do Piraí. Mas o interesse é muito maior e eles vencem toda e qualquer barreira por essa oportunidade. Tanto que tivemos que ampliar o evento para três Jornadas de Foguetes consecutivas, uma vez que o Hotel não comporta mais do que 250 pessoas simultaneamente - relata orgulhoso João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).  

Esse ano, os campeões receberão material didático e troféus no formato do foguete brasileiro VLS. Para os vice-campeões, o prêmio será na forma do VS-40. Quem obtiver menção honrosa levará uma réplica do Sonda III.   

- Participar da Jornada de Foguetes já é um grande prêmio aos alunos e professores, pois significa que os alunos estão entre aqueles que melhor construíram suas bases de lançamentos e seus foguetes em todo o Brasil. Para tanto, aperfeiçoaram a aerodinâmica do foguete e ajustaram as quantidades de bicarbonato de sódio e ácido acético de modo a obterem a maior pressão com o menor peso possível. Isso tudo os coloca próximos das situações reais que os engenheiros aeroespaciais enfrentam para construírem seus foguetes – explica Canalle.

Durante a jornada, os jovens vão apresentar os seus foguetes de garrafa pet e suas bases de lançamento. Os protótipos serão movidos a combustível líquido composto de vinagre e bicarbonato de sódio (que pode ser encontrado no fermento em pó). Além dos lançamentos, o programa ainda vai promover palestras de astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica.  

Os vencedores serão aqueles que lançarem os foguetes o mais longe possível. Além disso, haverá prêmios para as seis melhores apresentações. O júri, para essa avaliação, será composto pelos professores de todas as equipes presentes. Serão analisados pela banca examinadora os seguintes pontos: acabamento e originalidade do foguete; acabamento e originalidade da base; segurança e apresentação da equipe participante.