ASSINE
search button

Campanha de Saúde Vascular começa nesta quarta na Câmara dos Vereadores do Rio

Compartilhar

Nesta quarta-feira, 26 de outubro, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) realiza na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro uma ação de conscientização sobre o tratamento das varizes. Entre 11h e 16h, médicos vasculares estarão no local para fazer uma avaliação da saúde vascular da população. O evento será aberto ao público e não é necessário agendamento prévio.  Uma ótima oportunidade para que a população aprenda sobre o que são as varizes, os perigos do problema e como se prevenir.

A ação na Câmara dos Vereadores É uma parceria com a Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social, presidida pelo médico cirurgião Dr. João Ricardo, e faz parte da Campanha de Saúde Vascular da SBACV-RJ, realizada anualmente. O projeto tem como objetivo levar o médico vascular para perto da população, despertando mostrando a importância da prevenção das doenças vasculares. 

Durante a campanha os especialistas farão uma avaliação das varizes da população, identificando possíveis graus do problema e encaminhando para tratamento. “Nosso foco para esta edição será alertar as pessoas sobre a importância de realizar procedimentos vasculares com especialistas, como é o caso da escleroterapia, tratamento para eliminar ou diminuir as varizes, conhecido como ‘aplicação’”, destaca Carlos Peixoto, presidente da SBACV-RJ.  

Os problemas com vasinhos, muitas vezes, são vistos somente pelo lado estético. Mas as varizes podem ter reflexos muito além do que se vê. Elas podem gerar cansaço nas pernas, dores e inchaço, sinalizando que a saúde vascular precisa ser avaliada. “Quando não tratadas, as varizes podem desencadear outras doenças vasculares, como tromboflebites, tromboses venosas, embolia pulmonar, hemorragias e úlceras varicosas (feridas), além de insuficiência venosa crônica, caracterizada pela incapacidade das veias das pernas bombearem um volume suficiente de sangue de volta ao coração”, explica Peixoto. Atualmente, a doença venosa é a 14ª doença crônica mais comum no mundo e a sexta doença crônica que mais incapacita ao trabalho no Brasil. Sendo assim, somente um especialista poderá prescrever e examinar com mais propriedade e profundidade.

A SBACV-RJ fez um relatório apontando os principais problemas da saúde vascular na área pública:

- A úlcera venosa é a principal causa de feridas crônicas nas unidades básicas de saúde, pois equivalem a 70% dos gastos com cuidados e curativos na Atenção Primária à Saúde. Tem incidência anual entre 0,5 e 2% da população.

- Cerca de 2.600 pacientes aguardam consulta em cirurgia vascular, sendo a maioria constituída por pacientes candidatos a tratamento de varizes de membros inferiores. A oferta de tratamento sempre foi insuficiente, o que faz com que a fila de espera aumente cada vez mais.

Serviço

Campanha de Saúde Vascular da SBACV-RJ

Data: 26 de outubro, quarta-feira

Horário: 11h às 16h

Local: Câmara dos Vereadores – Saguão José do Patrocínio (Praça Floriano, s/nº - Cinelândia)