ASSINE
search button

Cecip promove II Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil

Vencedores serão anunciados nesta terça (25). Projetos de Mina, São Paulo e Goiás estão na final

Compartilhar

Neste mês das crianças, o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), com o apoio do Instituto C&A de Desenvolvimento Social e a Fundação Bernard Van Leer, promovem a segunda edição do Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. Entre 213 instituições inscritas, número recorde em relação à última edição, foram selecionados quatro projetos finalistas: Criacidade, Emei Dona Leopoldina, Espaço Cultural Vila Esperança e Universidade Fumec. Os vencedores serão anunciados durantecerimônia de premiação, que será realizada no dia 25 de outubro, 2016, terça-feira, no Rio de Janeiro.

O Prêmio é uma ação do Projeto Criança Pequena em Foco que tem como objetivo influenciar políticas públicas na área da primeira infância no Brasil com foco na participação infantil, visando construir ambiente seguros para crianças.

“O Cecip vem trabalhando há alguns anos com projetos que promovem o protagonismo infantil. Realizamos experiências nas quais principalmente crianças pequenas, de menos de dez anos, têm demonstrado uma aguda percepção a respeito do lugar onde vivem. São perfeitamente capazes de diagnosticar seus aspectos negativos e de propor medidas para solucioná-los”, explica Claudius Ceccon, um dos fundadores do Cecip.

“A premiação sinaliza o que entendemos por participação infantil. Não projetos feitos para as crianças - com a melhor das intenções - mas projetos em que as crianças desempenham um verdadeiro papel de participantes ativos, desde a concepção até sua implementação”, comenta Claudius.

Com a participação de 85 instituições inscritas e 36 selecionadas em todo o Brasil, a primeira edição do Prêmio, realizada em 2011, foi um sucesso. Com 30 anos de existência e uma vasta experiência no assunto, o Cecip, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos,já implementou mais de 100 projetos voltados para os temas: jovens e comunicação, saúde de crianças e adolescentes, direitos de cidadania, educação infantil, equidade de gêneros, meio ambiente, e educação para paz, entre outros.