ASSINE
search button

Durma bem e garanta melhores resultados para o ENEM 2016

Especialista do sono explica por que dormir corretamente pode ajudar a atingir melhores notas

Compartilhar

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 2016 acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro em todo país. Para aqueles que desejam realizar uma boa prova, atingir bons resultados e conquistar a tão sonhada vaga na universidade que deseja, uma das dicas é muito simples: dormir bem.

Quem acha que ficar horas a fio acordado e estudando por muito tempo garantem bons resultados, está muito enganado. Para assimilarmos novas informações, precisamos estar com o cérebro "descansado", para que a memória e a atenção estejam ativadas. "Durante o sono, o corpo reorganiza os seus sistemas para uma nova jornada de atividades. Aliás, também é neste período que a imunidade é reforçada, radicais livres são neutralizados e a memória é consolidada”, explica a Otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa e Especialista do Sono, Dra. Luciane Mello. 

Além disso, segundo um estudo recente feito pela Universidade de Lübeck, na Alemanha, dormir está intimamente associado ao aprendizado, pois favorece a consolidação de novas informações adquiridas na memória. De acordo com os pesquisadores, essa consolidação é um processo ativo que ocorre com a ajuda de neurotransmissores e neuro-hormônios secretados durante o sono. A especialista alerta ainda que no sono dos adolescentes, o período pode variar entre nove a onze horas por noite. “Lembrando que o sono de maior qualidade é o da noite. Um cochilo de até 20-30 minutos durante o dia, como é de hábito em outras culturas, está também relacionado com o melhor desempenho motor e consolidação de novas informações." 

Para que as noites que antecedem o exame sejam tranquilas e ajudem a garantir um bom resultado, vale apostar em algumas técnicas: "Escolha colchão e travesseiro confortáveis; desligue os aparelhos eletrônicos 30 minutos antes de se deitar; evite o consumo de bebidas alcoólicas e/ou que contenham cafeína e estabeleça uma rotina com horário regular para dormir”, finaliza Luciane. 

Sobre a especialista: 

Dra. Luciane Mello é médica responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e pelo serviço de Polissonografia, ambos no Hospital Federal daLagoa (RJ). Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Americana de Medicina do Sono. Otorrinolaringologista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialista do Sono pela Sociedade Brasileira de Sono. Fez estágio na Universidade Stanford, na Califórnia, no setor de Sleep Surgery. facebook.com/dralucianemello