ASSINE
search button

Psicanálise e velhice empauta em Friburgo 

Compartilhar

'A clínica psicanalítica no envelhecimento' é o tema do encontro que a Associação Psicanalítica de Nova Friburgo realiza no próximo dia 22, das 9h às 12h30.

As psicanalistas Cristina Amendoeira e Miriam Fainguelernt, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro,  e a psicóloga Camila Pires Leal, do Instituto de Psiquiatria - UFRJ, são as palestrantes do evento.

Segundo os organizadores, a velhice continua sendo um desafio para o psicanalista nos dias atuais, destacando-se as dificuldades frente à necessidade de remanejamentos e a elaboração das perdas que essas mudanças implicam. A partir de um caso clínico, será discutido o impacto do encontro psicanalítico nessa etapa da vida – na qual permanece a capacidade de assimilar novas representações na estrutura psíquica, assim como a possibilidade de experimentar um novo sentido de identidade, de reatar contato com fontes internas de vitalidade e com partes de si mesmo deixadas para trás. O processo de luto é um momento de transformação, propiciando o estabelecimento do equilíbrio intrapsíquico. 

Entre os tópicos a serem debatidos, destacam-se a angústia e o medo da morte, a depressão, as abordagens psicoterápicas e as adaptações no campo, as relações com o corpo e a sexualidade, gênero e trabalho - além das relações amorosas em suas possibilidades e os recursos criativos.  

Abaixo o programa e informações adicionais sobre as palestrantes. Inscrição: R$ 30,00.

Mais informações: (22) 2523-1019 ou https://www.apnf.com.br  

Programação

9 h – 10h30: Mesa 1- Um caso comentado com Miriam Fainguelernt, Cristina Amendoeira e Camila Pires Leal

10h30- 11h – intervalo

11h – 12h30: Mesa 2 – Da vida erótica e criativa no envelhecimento (Apresentação de vídeo com Freud - envelhecido - e As velhas damas da psicanálise) com Cristina Amendoeira     Miriam Fainguelernt e Camila Pires Leal

Serviço: 'A clínica psicanalítica no envelhecimento'

Data: 22 de outurbo, sábado

Local: Sede da Associação Médica de Nova Friburgo  R. Oliveira Botelho, 22, Centro