ASSINE
search button

Módulo Schiaparelli começa processo de pouso em Marte

Será a primeira operação europeia a tocar o solo do planeta

Compartilhar

 A Europa e a Rússia estão prestes a fazer seu primeiro pouso bem-sucedido em Marte. O módulo Schiaparelli deve tocar nas próximas horas a superfície do planeta vermelho.    

O pouso em Marte faz parte da missão ExoMars 2016, que tem como objetivo buscar sinais de vida do tipo bacteriano no planeta. A operação é realizada sob controle da Agência Especial Europeia (ESA), direto de seu centro em Darmsntadt, na Alemanha, e ocorre em conjunto com a agência russa Roscosmos e com grande participação tecnológia da Itália. 

É a primeira vez que um aparelho espacial europeu atravessa a atmosfera de Marte em uma descida de seis minutos, durante a qual também serão coletados dados sobre o planeta. O módulo Schiaparelli se desprendeu há dois dias do satélite Trace Gas Orbiter (TGO) e pemaneceu em modo de hibernação até a descida a Marte para economizar energia. Minutos antes de começar a entrar na superfície do planeta, seu computador de bordo foi acionado e religado. 

"Os sinais emitidos pelo Schiaparelli devem ser captados pelo telescópio GMRT (Giant Metrewave Radio Telescope) que está em Pune, na Índia. Mas o sinal chegará com 10 minutos de atraso, característico da comunicação entre Marte e Terra", disse à ANSA o diretor de operações de voo e missões da ESA, Paolo Ferri. 

"Poderemos dizer que o Schiaparelli sobreviveu à descida somente depois de receber seus sinais", explicou Ferri. Quando o módulo entrar na atmosfera de Marte, seus sensores começaram a recolher informações sobre o planeta, ação que permanecerá também durante os 15 primeiros minutos em solo. Depois, seu sistema transmissor será desligado para economizar energia, mas a coleta de dados continuará. 

A missão é dedicada ao astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli, autor do primeiro mapa completo de Marte. A Agência Espacial Italiana (ASI) foi o principal contribuinte da missão, com 350 milhões de euros, que representam 32% do valor total.