ASSINE
search button

Sonda Rosetta pousa em cometa, dando fim a missão de 12 anos

A missão teve início em março de 2004

Compartilhar

O sonda Rosetta aterrissou no cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko nesta sexta-feira, dia 30, encerrando uma missão espacial de mais de 12 anos, realizada pela Agência Espacial Europeia (Esa).

Conforme previsto, seu computador de bordo enviou para a Terra suas últimas imagens, que mostram o solo do cometa 15 segundos antes do impacto, além de dados sobre os gases, compostos químicos e poeira presentes no local que podem contribuir para a descoberta da origem do Sistema Solar.

Pouco tempo depois do pouso, o cientista Patrick Martin, responsável pela missão Rosetta, anunciou o "sucesso total da descida histórica" da sonda em direção ao cometa e declarou o fim da operação.

"É o resultado final de um tremendo sucesso científico e técnico da missão", completou. Para Paolo Ferri, diretor de operações da missão Rosetta, trata-se de "um dia especial e um pouco triste".

Minutos antes do encerramento, a Rosetta enviou sua última mensagem no Twitter. "Enquanto me aproximo da superfície, meu instrumento Rosina indica o aumento da pressão de gases ao redor do cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko".

A missão foi lançada em março de 2004 com o objetivo de alcançar o cometa 67P e soltar sobre ele o robô Philae.