ASSINE
search button

Museu de Astronomia oferece observaçãodo céu gratuita no próximo sábado (1º)

Na programação também, atrações como o PlanetárioInflável Digital e palestra sobre raios cósmicos

Compartilhar

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) realiza, no próximo sábado, dia 1, mais uma sessão gratuita do Programa de Observação do Céu, das 17h30 às 20h.

Por meio de uma luneta construída no início do século XX, o público tem a oportunidade de observar planetas, galáxias, nebulosas e aglomerados, entre outros objetos e fenômenos estudados pela astronomia.

Promovida desde 1985, a observação do céu está entre as atrações mais populares do Museu de Astronomia. Em dias chuvosos ou de céu nublado, em que seja impossível o uso dos instrumentos, a atividade será limitada à exibição de vídeos.

Há ainda outras atrações para o sábado no museu: o Planetário Inflável Digital terá sessões às 15h e 17h, e projeta imagens do céu noturno visto da Terra. Os espectadores têm a oportunidade de observar e entender os movimentos celestes, o céu característico de cada estação do ano, o Cruzeiro do Sul e a sua utilização para localizar os pontos cardeais.

Ocorrerá, ainda no sábado, uma palestra com a Dra. Irene Puerto Gimenez, professora da UFRJ, sobre a história da descoberta dos raios cósmicos e gama, às 16h.

Exposições permanentes

Olhai o Céu, Medir a Terra - A partir de documentos históricos e instrumentos científicos de medição do tempo e do espaço, a exposição explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil.

Visões da Luz - Através de aparatos interativos, painéis e instrumentos científicos históricos, são apresentados diversos temas relacionados à luz, entre eles: "A Luz que chega do Universo".

Serviço: