ASSINE
search button

Ação no Rio incentiva a doação de órgãos

INC e parceiros promovem evento no dia 27 para tentar reverter queda no número de transplantes

Compartilhar

Para quebrar preconceitos e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, o Instituto Nacional de Cardiologia, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), promove na terça-feira, 27/09, das 8h às 12h, no Boulevard Olímpico, próximo ao Museu do Amanhã, uma ação de conscientização com a participação de pacientes do hospital que tiveram uma segunda chance na vida por meio de um coração novo.

A iniciativa para que a mobilização social aconteça surge a partir de dados alarmantes divulgados pelo Ministério da Saúde que, de acordo com a coordenadora do Serviço de Insuficiência Cardíaca e Transplantes do Instituto Nacional de Cardiologia, Jacqueline Miranda, apontam um índice de 50% de recusa familiar para a doação de órgãos no Brasil. “A conscientização da população para reverter este quadro é fundamental”, ressalta a médica.

O evento, gratuito e aberto à população, conta com a participação da equipe médica e interdisciplinar do INC, bem como de profissionais de educação física e atletas de judô para dar dicas de exercícios, alongamentos e defesa pessoal aos transplantados e seus familiares. A ação conta ainda com a distribuição de material informativo sobre a doação de órgãos e esclarecimentos prestados pelos profissionais do Serviço de Insuficiência Cardíaca e Transplante do Instituto.

Para o presidente da Socerj, Dr. Ricardo Mourilhe, o transplante cardíaco ainda é a principal alternativa para pacientes em fase avançada de insuficiência cardíaca. “O transplante permite que o indivíduo melhore muito sua qualidade de vida, mas, sobretudo, prolonga bastante sua vida”, afirma.

Referência do Ministério da Saúde no tratamento de doenças cardiovasculares, com destaque em procedimentos de alta complexidade, o INC é o único hospital no estado do Rio a realizar transplantes cardíacos pelo Sistema Único de Saúde.

Vida nova

É por meio de histórias como a do ex-zelador José Osmar Alves, de 44 anos, que se espera sensibilizar a população para a importância do gesto solidário de doação, mesmo em um momento de dor como é o da perda de um ente querido. Transplantado em 2012, José Osmar, que durante anos conviveu com os problemas decorrentes da doença de Chagas, não praticava esportes e tinha dificuldade para executar até mesmo tarefas simples como a de varrer sua casa. Após receber um coração novo há quatro anos, o ex-zelador, casado e pai de três filhos, se apaixonou pela corrida e hoje é maratonista. Para quem sofria para subir os degraus da Rocinha, onde mora, a mudança foi um salto e tanto. “Passei de sedentário a atleta. Sou muito grato à família que doou. Se não fosse por eles, não estaria aqui hoje”, lembra José Osmar.

Ivonette Nascimento Balthazar é outro exemplo da importância da doação de órgãos para salvar vidas. Aos 66 anos ela se recupera da cirurgia de transplante pela qual passou há cerca de um mês, após esperar um ano e oito meses na fila. Ivonette, que antes de receber o novo coração tinha dificuldades até mesmo para falar, com poucas semanas após a cirurgia já consegue caminhar sozinha e recuperou a disposição para estar junto a seus netos e filhos, que participarão da iniciativa organizada pelo INC como forma de incentivo à doação e solidariedade às pessoas que passam pela mesma situação pela qual passou a mãe. Quando perguntada sobre os planos de agora em diante com o novo coração, Ivonette é enfática na resposta: “Viver”.

Serviço

Ação de conscientização à doação de órgãos

Data: 27 de setembro, terça-feira

Hora: 8h às 12h

Local: Boulevard Olímpico, próximo ao Museu do Amanhã