Entre os dias 3 e 5 de novembro, o Rio de Janeiro receberá o maior festival de criatividade, inovação e conhecimento da Europa. O PICNIC Brasil 2016 vai reunir especialistas brasileiros e internacionais no Parque Lage para apresentar soluções no universo da economia criativa, influenciando a sociedade a dialogar e a formular políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável. O evento, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, deve atrair em três dias cerca de 2.400 pessoas, além de impactar outras três milhões. As vendas de ingressos começam na próxima segunda-feira (26) pelo site picnicbrasil.com
Esta também será a primeira edição do PICNIC fora da Europa. Desde 2006, o festival é realizado anualmente em Amsterdã, capital da Holanda, cidade em que se tornou sinônimo de inovação e parcerias criativas. O evento inclui palestras com especialistas do Brasil e do exterior, workshops, laboratórios, espaços para exposições (Makers Faire), apresentação de startups e uma competição para artistas, designers, hackers e programadores, conhecida como Hackaton.
Outro ponto alto é o Market Place: um palco para mentes criativas e inovadoras, onde empresários independentes e startups são colocados em contato com investidores e parceiros potenciais. Cada participante recebe o mesmo espaço e é desafio a se apresentar com criatividade e interatividade.
Economia colaborativa, inovação, vida urbana, bem-estar e sustentabilidade – O PICNIC Brasil 2016 tem como tema “Redesenhando o Crescimento” e vai reunir importantes nomes dos setores de inovação, tecnologia, criação, ciências e negócios, que discutirão as megatendências do nosso tempo. Trata-se de uma plataforma integrada para compartilhar ideias e projetos que ajudem a gerar negócios, com foco em tecnologia e processos disruptivos.
Uma das grandes questões a serem abordadas nos três dias de evento é a aplicação criativa da tecnologia como aliada para enfrentar os desafios atuais da sociedade. O festival inclui 35 palestras, sendo 20 de especialistas internacionais. Entre eles, Christine Gould (Thought for Food), Matthias Hollwich (Hollwich Kushner) e Mitch Altman Hacker (Corn?eld Electronics).
Dois outros destaques são Mitchell Joachim, considerado um dos arquitetos mais inovadores do mundo – especializado em sustentabilidade e cofundador da Terreform ONE, organização sem fins lucrativos que promove design inteligente para cidades – e a americana Nina Tandon, pesquisadora da Columbia University, CEO e cofundadora da empresa Epibone, que pretende criar corações e ossos artificiais em laboratório.
“O PICNIC é uma plataforma para pensar soluções em conjunto e propor mudanças através da criatividade. Trouxemos o festival para o Brasil com o objetivo de criar um ambiente permanente de troca de ideias, que vai muito além do evento em si. Há todo um ecossistema da economia criativa e do pensamento de inovação no Brasil que precisa ser estimulado. Queremos compartilhar conhecimento e inspirar os empreendedores do século 21. Essa é nossa missão”, explica André Eppinghaus, sócio-fundador da GiG e diretor criativo do festival.
Faça você mesmo
Outro ponto alto do PICNIC Brasil será a Maker Faire Rio, espaço criado especialmente para expor ideias baseadas na cultura do “faça-você-mesmo” (Do it yourself). Esse será um ambiente onde pessoas comuns poderão construir, consertar e modificar os mais diversos tipos de objetos e sistemas. Uma versão da Maker Faire foi apresentada em 2014 na Casa Branca, onde o presidente Barack Obama declarou que “o do-it-yourself de hoje é o made in America de amanhã”. Aberta ao público geral, a Maker Faire Rio acontecerá no dia 5 de novembro.
Da Holanda para o mundo
O PICNIC é uma iniciativa da Waag Society, em parceria com o Governo da Holanda. Durante uma década, consolidou-se como o mais relevante festival de inovação, conhecimento e economia criativa da Europa. Em 2015, a Waag Society abraçou a ideia de trazer o festival para a América Latina e escolheu o Rio como o passo inicial dessa nova fase. Associada à curadoria Nuvem & Criativa e à rede de inteligência GiG, com produção da SRCom, a plataforma planeja cinco edições do festival até 2021.
Ao longo de uma década, o festival ajudou a revelar talentos e reuniu empreendedores criativos que se destacaram no universo da tecnologia. Entre eles, Biz Stone, fundador do Twitter; Niklas Zennstrom, fundador do Skype; Richard Branson, fundador do Grupo Virgin; e Dennis Crowle, do Foursquare.
SERVIÇO
Venda de ingressos: a partir de segunda-feira (26) no site picnicbrasil.com
Preços
Ingressos Full Pass (3 dias de evento) - R$ 590
Ingressos Full Pass meia entrada (3 dias de evento) - R$ 295
Ingressos com 10% de desconto para alunos do EAV/Parque Lage - R$ 531
Quantidade de ingressos à venda: 800 por dia
PROGRAMAÇÃO
Quinta, 3 de novembro
10h às 20h – Hackers Camp: Hack the Brain
Das 14h às 21h – 15 conferências, 6 laboratórios; Market Place: painel de debate; Market Place: apresentação de cases
Das 20h às 22h - Programação cultural: pool lounge com a Duto
Sexta, 4 de novembro
10h às 20h – Hackers Camp: Smart Citizens
Das 14h às 21h – 15 conferências, 6 laboratórios e Market Place:
Pitching de startups
Das 20h às 22h – Programação cultural: pool lounge com a Duto
Sábado, 5 de novembro
Das 14h às 20h – Maker faire: aberta ao público em geral e gratuito (inscrição via site)
Das 14h às 21h – 15 conferências, 6 laboratórios
Das 20h às 22h – Programação cultural: pool lounge com a Duto
23h – Festa Moo Secret Spot for PICNIC